NOTÍCIAS

Teleférico da Providência tem operação ampliada e passa funcionar com capacidade total – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A expectativa é atender a cerca de 5 mil moradores diariamente. Foto: Fabio Motta

O Teleférico da Providência, no Centro, começou a funcionar com sua capacidade total neste domingo (09/02). Reinaugurado em abril do ano passado, com uma operação gradual, o equipamento poderá agora ser utilizado pela população das 6h às 23h, nos dias úteis; das 6h às 19h, aos sábados; e das 8h às 16h, aos domingos e feriados.

A expectativa é que o teleférico, que é gratuito, atenda a cerca de 5 mil moradores diariamente, facilitando o acesso entre a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa, gerando impactos positivos para os moradores da região.

A operação plena do Teleférico da Providência representa uma ampliação de 60,6 % no número de horas semanais de serviço, em relação ao seu funcionamento original, quando da inauguração em 2014. Na época, o equipamento operava das 7h às 19h, de segunda a sexta, das 8h às 14h, aos sábados, e não funcionava aos domingos e feriados.

– O teleférico é um transporte fundamental para a comunidade da Providência, facilita o acesso entre os dois lados e cada viagem leva apenas três minutos.  E ainda é gratuito – lembra o secretário de Coordenação Governamental, Edson Menezes.

O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, lembrou que a Prefeitura já havia reinaugurado o teleférico, com horário restrito, ainda no ano passado.

– A entrega de hoje marca o início da operação completa, até as onze da noite. É um ganho para a população, em matéria de transporte e acessibilidade, integrando com a parte de baixo do morro para trazer mais dignidade e cidadania aos moradores.

Szafran destaca ainda a possibilidade de a população poder utilizar um equipamento de altíssima qualidade, não só para o trajeto diário, mas também para integrar com o VLT e todos os outros modais de transporte na Central do Brasil.

O funcionamento integral do Teleférico da Providência é resultado do esforço de recuperação do equipamento empreendido pela Prefeitura do Rio. Em 2021, após quatro anos de abandono das estruturas, a nova gestão municipal contratou estudos de engenharia para avaliação da situação do sistema e realizou obras de recuperação das três estações e das torres metálicas, além da renovação do sistema operacional eletromecânico com a empresa austríaca Doppelmayr, fabricante do equipamento.

A Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) foi a responsável por coordenar essas ações de recuperação e modernização do teleférico. Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e à frente da CCPar, Osmar Lima destaca a importância desse serviço para a população.

– Estamos retomando hoje a operação plena do teleférico, com um aumento de 60% no horário de funcionamento. É um benefício muito grande para a população que precisa se deslocar para trabalhar, fazer compras e outros afazeres, até para as pessoas que quiserem visitar e conhecer essa vista incrível. Sem dúvida que ter um equipamento dessa qualidade ajuda muito às pessoas da comunidade.

A operação plena também é um avanço em relação ao horário original do teleférico, quando ele foi inaugurado em 2014. Na época, o equipamento funcionava por 66 horas semanais. Agora, serão 106 horas de serviço de transporte, 60,6% a mais, amplificando os impactos positivos para a comunidade local.

Moradora do Morro da Providência há 55 anos, a pernambucana Juraci Vilela Gomes, dona do famoso Bar da Dona Jura, localizado no mirante da Praça Américo Brum, comemorou o funcionamento integral do transporte. Ela conta que aprendeu a cozinhar nas casas de família onde trabalhou. Abriu o bar na comunidade, que possui uma vista privilegiada da cidade e já recebeu pessoas de diversas partes do mundo e autoridades públicas.

– Em 1994, comecei a preparar refeições para os trabalhadores das obras de saneamento básico aqui da Providência. Hoje, tenho o meu bar, onde, há 10 anos, faço um prato diferente a cada dia. Meu nhoque de camarão é um dos maiores sucessos. Com o teleférico funcionando até tarde, o movimento vai aumentar e mais gente vai poder comer aqui -, celebra.

Ela ainda exaltou o início da operação plena:

– É maravilhoso. O teleférico é um transporte rápido, limpo e todos aqui estão muito gratos. As mães que levam os filhos na escola, as pessoas que chegam do trabalho. Vai ser bom para todos.

Sobre o Teleférico da Providência

Originalmente inaugurado em julho de 2014, o Teleférico da Providência foi construído dentro do programa Morar Carioca, de urbanização de comunidades. O equipamento foi erguido com recursos federais, um investimento de R$ 75 milhões via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a construção das estações, montagem das torres, remanejamento da rede de energia e implantação de vias de serviço. O contrato de operação do equipamento, contudo, acabou não sendo renovado a partir de janeiro de 2017, e seu funcionamento foi interrompido.

Em 2021, a nova gestão da Prefeitura decidiu retomar a operação e contratou estudos de engenharia para avaliação da situação do sistema. Após a fase de diagnóstico, a obra foi dividida em duas partes: a recuperação das três estações e torres metálicas e a renovação do sistema operacional eletromecânico com a empresa austríaca Doppelmayr, fabricante do equipamento. O teleférico foi reinaugurado em abril de 2024, voltando a operar gradualmente de forma gratuita para a população. O investimento do poder público na recuperação do modal foi de R$ 42 milhões.

O equipamento é capaz de transportar até mil pessoas por hora em cada direção, com 16 gôndolas que comportam até oito passageiros cada uma, possuindo um trajeto de 721 metros. O trajeto entre as estações ao pé do morro e seu topo leva em torno de três minutos. O teleférico também tem infraestrutura adaptada para portadores de necessidades especiais.

Além de oferecer transporte gratuito para a população, o Teleférico da Providência é um ponto de referência para outros serviços da Prefeitura do Rio. Na estação Gamboa funciona, desde 2014, a Clínica da Família Nélio de Oliveira, oferecendo atendimento à população. Além disso, em março de 2022 foi instalado o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Dodô da Portela, em homenagem à icônica moradora da Providência e uma das maiores porta-bandeiras da Portela.

 

Categoria:

  • 9 de fevereiro de 2025
  • Marcações: Central do Brasil clínica da família CRAS gamboa morro da providência Subprefeitura do Centro Teleférico da Providência Transporte

    Thiago Reis
    Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.