Itaperuna e Regiao

Proteção e Defesa do Animal apoia ação que incentiva adoção responsável em Macaé – Notícias de Itaperuna e Região

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Animal e parceiros como Memorial Pet e Hospital Veterinário 24 horas apoiam a OX Ambiental, que começará, no mês de junho, a ação “Adote um pet, ganhe um amigo”, iniciativa voltada à promoção da adoção responsável de cães e gatos em Macaé. A ação será realizada por meio de divulgação digital e participação nas feiras de adoção realizadas no município.O objetivo é ampliar a visibilidade e promover a adoção responsável dos animais resgatados pela OX Ambiental durante o exercício de suas atividades operacionais na cidade. A proposta é conectar esses animais a novos lares, incentivando o cuidado, o respeito e a responsabilidade com o bem-estar animal.
Os parceiros da ação apoiarão a divulgação por meio de conteúdos digitais de conscientização sobre adoção responsável e divulgação dos animais disponíveis para adoção em suas redes sociais. Todo o material será elaborado pela OX Ambiental, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a proteção e o bem-estar dos animais em situação de abandono.
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Animal terá papel fundamental na iniciativa, por meio da divulgação dos materiais digitais, ampliando o alcance da ação junto à população e aos veículos de comunicação locais.
Além disso, a ação também consiste na participação direta da OX Ambiental nas feiras de adoção realizadas pela Secretaria. Elas acontecem todas as quintas-feiras, no calçadão do Centro de Macaé, próximo à Sociedade Musical Nova Aurora, e nos últimos sábados de cada mês, no Shopping Plaza Macaé. As feiras ampliam a visibilidade dos animais disponíveis para adoção, fortalecem o vínculo com possíveis adotantes e incentivam a adoção consciente e responsável.
A OX Ambiental destaca que adotar um pet vai além de um gesto de carinho — é um ato de responsabilidade. A adoção consciente contribui para a redução do abandono, fortalece o vínculo entre humanos e animais e representa um compromisso com a responsabilidade social e ambiental no município. Ao adotar, o cidadão também assume um papel ativo na construção de uma sociedade mais empática e comprometida com a causa animal.
Para o diretor da OX Ambiental, Frederico Kurtz, a ação reforça o propósito da empresa:

“Somos uma empresa que atua com responsabilidade socioambiental, e essa ação traduz exatamente esse compromisso. Nosso objetivo é garantir que esses animais tenham uma nova oportunidade, ao mesmo tempo em que incentivamos a população a refletir sobre o papel de cada um na proteção e no bem-estar animal”.

O secretário de Proteção Animal de Macaé, Rafael Amorim, também destaca a importância da parceria.

“Iniciativas como essas são extremamente válidas e de grande relevância, contribuindo de forma significativa para o bem-estar e a proteção dos animais. Reforço a importância da continuidade e ampliação de projetos semelhantes, tendo em vista os benefícios gerados tanto para os animais quanto para a sociedade como um todo”.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.