Itaperuna e Regiao

Saúde intensifica orientações contra hepatites após enchentes – Notícias de Itaperuna e Região

A Secretaria de Saúde de Macaé reforçou o alerta para o aumento do risco de hepatites virais, especialmente dos tipos A e B, após períodos de chuvas intensas e inundações no município. A preocupação é com a contaminação por meio do contato ou ingestão de água e alimentos contaminados em áreas afetadas pelas enchentes.
De acordo com o órgão, é fundamental redobrar o monitoramento da qualidade da água, já que alagamentos podem comprometer cisternas e outros reservatórios de água. A recomendação é consumir apenas água tratada, fervida ou clorada. Além disso, frutas e verduras devem ser lavadas com água potável e as mãos precisam ser higienizadas adequadamente antes das refeições e após o uso do banheiro.
As hepatites A e E são infecções virais que atingem o fígado e são transmitidas principalmente por água e alimentos contaminados. Segundo a Gerência de Vigilância em Saúde, a Hepatite A é a forma mais comum associada a enchentes, e a Hepatite E é menos frequente, mas também pode ocorrer em situações de contaminação hídrica. Estas doenças são transmitidas pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes, situação que tende a se agravar em períodos de inundação.
A Vigilância em Saúde orienta que pessoas que tiveram contato com água de enchente fiquem atentas a sintomas como fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia. Outros sinais importantes incluem urina escura, pele e olhos amarelados (icterícia) e fezes claras.

“A urina escura ocorre antes do início da fase em que a pessoa pode apresentar pele e olhos amarelados. Os sintomas costumam aparecer entre 15 e 50 dias após a infecção e geralmente duram menos de dois meses”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos.

A orientação é que qualquer pessoa que tenha tido contato com água de enchente e apresente sintomas procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência para avaliação e diagnóstico precoce.

Atuação
A Secretaria de Saúde está realizando uma série de ações na Região Serrana, após as fortes chuvas que atingiram o município na última semana. Nesta quarta (04) e quinta (05), a equipe do Grupo de Trabalho Saúde em Movimento está Glicério, na Praça Principal, com atendimento médico ambulatorial, odontológico, atualização do calendário vacinal e coleta de sangue. A estrutura conta com unidades móveis equipadas com consultórios e sala de espera.
Na próxima sexta-feira e no sábado (dias 06 e 07), a equipe estará em Córrego do Ouro. Já no domingo (08) e na segunda-feira (09), os serviços serão oferecidos no distrito do Frade.
Para a atualização das vacinas, é importante que o usuário apresente a caderneta de vacinação, permitindo que o profissional de saúde avalie as doses necessárias. Estão sendo disponibilizados imunizantes contra hepatite B, tétano, febre amarela, tríplice viral e Covid-19 adulto, conforme os critérios do Ministério da Saúde.
As unidades da ESF, do Sana e de Córrego do Ouro, estão com horário ampliado até às 20h para atender moradores que necessitem de suporte em saúde.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.