A Décima edição do Conecta, evento voltado ao mercado de petróleo, gás e à diversificação econômica, no Hotel Du Lac, na Praia do Pecado, foi encerrado com a palestra de André Poruguês. O encontro reuniu empreendedores, lideranças institucionais e representantes de empresas, consolidando o município como polo de inovação, oportunidades e desenvolvimento.
André Português foi Prefeito de Miguel Pereira, vereador, Presidente Estadual dos Municípios do RJ e é atual Presidente da Miguel Pereira Tur. Ele falou de sua experiência como gestor de Miguel Pereira e também da importância de se buscar novos investimentos para o desenvolvimento das cidades.
“Gostaria de agradecer a essa oportunidade de estar nessa cidade tão especial. Quero aqui cumprimentar as senhores e senhoras que estão aqui, convidados e empresários. Esse ano completei 25 anos de vida pública. A minha primeira eleição foi no ano de 2000. E eu não tive o privilégio de nascer em Miguel Pereira. Eu sou carioca, nasci no Rio, em Botafogo. Eu acho que o Brasil tem que parar de discutir política, tem que começar a discutir projetos e planejamento. Eu estou vendo essa política que é discutida em Brasília, Rio de Janeiro, essa política é de toda parte, não transforma a vida de ninguém, pelo contrário, só envergonhando o nosso estado e envergonhando o nosso país. A gente precisa de mais gestores empreendedores e menos gestores politicos”, pontuou.
Ele comparou uma prefeitura com uma empresa, e como toda empresa tem que dar resultado e dar lucro, mas no público, tem que dar resultados para população.
“O que a gente precisa mais, especialmente no Rio de Janeiro, são gestores empreendedores e menos gestores políticos. Porque hoje não tá dando mais para gente ver a nossa população sempre votar no menos pior. Eu sempre falo que uma coisa que me incomoda muito é ver nas pessoas sempre criminalizando a instituição política. Até porque a política não muda o caráter de ninguém, ela apenas revela”, acrescentou.
Ele completou ainda a política é a maior ferramenta sendo bem utilizada.
“Eu estava fazendo uma palestra em São Paulo quando foi perguntado qual o maior problema da política. Tenho certeza eue 90% das pesos vão responder que é a corrupção. Mas, venho aqui também em Macaé, para falar para vocês que o problema da política não é a corrupção. A corrupção está no ser humano. Muitos seres humanos são corruptos”, comentou.
André Português comentou ainda que 89% dos gestores do Brasil só se prepararam para ganhar a eleição e não se prepararam para governar.
“Esse é o problema da política no Brasil. Sabe por que eu falo isso? Quando eu disse eu completei 25 anos de vida pública e tudo que quero aqui deixar bem claro é que eu não sou palestrante, eu não sou coach. Eu nunca fiz curso, eu apenas posso testemunhar para vocês o que eu vivi nos últimos oito anos a frente da prefeitura de Miguel Pereira. O município é a terceira prefeitura mais pobre do estado do Rio de Janeiro, e eu provei que quando quer fazer, faz, quando não quer dá desculpa. Peguei uma cidade que recebia 12 mil turistas por ano em 2017. No ano passado, batemos 1.108.000 visitantes na cidade de Miguel Pereira”, contou.
Ele ressaltou que há necessidade de se ter uma mentalidade diferente para fazer gestão pública, uma nova visão e transformar uma prefeitura.
“Eu trabalhei com uma nova visão de trazer a parceria do público com o privado e com isso a gente transformau a cidade de Miguel Pereira”.
Outro exemplo dado pelo palestrante foi quando foi convidado para ir a Dubai e viu de perto a importância do gestor de uma visão de desenvolvimento.
“Dubai nos ensina o que é ter uma nova mentalidade de gestão pública. Um homem com uma nova visão e mentalidade, transformou aquele local com determinação”, concluiu.


