Os números, de acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Rafael Franco, reforçam a força econômica e o dinamismo do mercado de trabalho. “O município não apenas lidera entre as cidades do interior, como também supera capitais brasileiras no desempenho anual. Se fosse comparado ao ranking das capitais, Macaé ocuparia a 19ª posição, à frente de nove delas: Aracaju, Maceió, Macapá, Porto Velho, Florianópolis, Palmas, Boa Vista, Vitória e Rio Branco”, detalha.
Outro dado que chama a atenção é o desempenho proporcional na geração de empregos. Em 2025, Macaé apresentou 26,7 novas vagas a cada mil habitantes, número quase duas vezes superior ao do estado com o melhor índice do país (mato Grosso, com 15,4). Na prática, isso significa que, proporcionalmente, Macaé teve o melhor resultado do Brasil em geração de empregos.
Os indicadores também revelam que Macaé tem um mercado de trabalho mais estável que a média nacional. O relatório aponta índice de rotatividade de cerca de 30,7%, menor que o registrado no Estado do Rio (32,1%) e no Brasil (40,7%).


