Segundo a secretária de Cultura de Macaé, Waleska Freire, os vouchers foram resgatados na feira e o prazo para a retirada dos livros é até o dia 19 deste mês. “Nós temos quatro bibliotecas cadastradas no governo do Estado e cada uma ganhou voucher de R$ 10 mil, que deve ser usado durante o evento, para renovar os acervos de nossas bibliotecas. Vamos fazer uma reunião e voltar com uma equipe de apoio, para recolher esses livros”, comemora.
Os vouchers são em formato de cartão que podem ser utilizados para as compras nos estandes, com prestação de contas para o Estado, por meio de notas fiscais. “Esta é uma oportunidade para que cada biblioteca tenha o acervo que precisa, de acordo com a necessidade local.
De acordo com o Governo do Estado, a doação dos vouchers é uma das ações da campanha “Do Rio ao RJ”. Como parte do incentivo, estão sendo distribuídos 101 cartões de R$ 10 mil para bibliotecas de 67 municípios, destinados à compra de livros na Bienal, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
Muitos escritores macaenses participam desta edição da Bienal do Livro, que completou 40 anos em 2023. E nesta edição, o evento traz o formato inédito de Book Park, com direito a roda-gigante literária, labirinto de histórias, escape room e praça para encontros de fandoms. Atualmente, em 2025, ano em que a cidade do Rio de Janeiro é consagrada como “Capital Mundial do Livro”, pela Unesco, o evento marca o diálogo entre diferentes narrativas.