A diretora do Colégio Municipal Engenho da Praia, Marilene Fidélis, conta que participaram da programação em média 240 estudantes de 11 a 14 anos do fundamental.
“Acho muito importante eles terem acesso a mais informações, principalmente por termos na escola uma a Estação Meteorológica. Eles ficam informados sobre o clima da nossa cidade e o aprendizado contribui muito para acrescentar os conhecimentos nas disciplinas de Ciências e Geografia, por exemplo”, destacou.
O professor de Ciências, Eder Peçanha, que leciona nos 6º e 7º anos, destaca que é fundamental esse projeto da Defesa Civil nas escolas.
“Os alunos aprendem e podem ser multiplicadores de informações para sua família e também ficam sabendo lidar em situações de risco em função do clima”, frisou.
As estações meteorológicas são compostas por: anemômetro (instrumento meteorológico usado para monitorar o movimento do ar, medir a velocidade e a direção do vento); pluviômetro (instrumento meteorológico utilizado para coletar e armazenar a água da chuva, permitindo a mediação da altura da chuva em um determinado período); sensor de temperatura e umidade; painel solar para fornecer energia para a estação; barômetro (serve para medir a pressão atmosférica, fundamental para a meteorologia, permitindo a previsão do tempo e o estudo dos fenômenos atmosféricos).