Itaperuna e Regiao

Alunos da rede municipal acompanham soltura da tartaruga-verde – Notícias de Itaperuna e Região

Alunos da rede municipal participaram nesta quarta-feira (15) de uma ação especial de soltura de uma Tartaruga-verde (Chelonia mydas), na Praia de Cavaleiros. A espécie juvenil que também foi resgatada passou por um período de reabilitação e tratamento específico. Entre as unidades escolares municipais presentes estavam o Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga (região serrana), Emei Hilda Ramos, Emei Marly Vasconcelos Lemos e Ancyra Gonçalves Pimentel.
Acompanhados das diretoras das unidades municipais, Pierre Lima, do 5º ano do “Raul Veiga” , e Antony Gabriel da Silva, do pré II da Emei Hilda Ramos, não desgrudaram o olhar da tartaruga. “ Ela é bonita e saber que ela está voltando para o mar é muito legal”, contou Pierre, que mora na Serra. A programação também foi a culminância da programação do Dia Mundial da Água, em que foram abordados temas como “Fauna marinha e impactos nocivos do lixo despejado na água” .

Ação
A ação foi realizada pelo Instituto BW em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Ambiental e campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). O Instituto BW possui um Centro de Reabilitação para receber e reabilitar animais selvagens de Araruama e região dos Lagos, desde Macaé até Maricá. Na última terça-feira (14), a equipe da Secretaria de Ambiente ( Coordenação de Unidade de Conservação) participou de uma ação conjunta junto à Capitania dos Portos de Macaé ( Marinha) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A intitulada como Agata envolveu prevenção a crimes ambientais, como pesca ilegal, fiscalização de redes de pesca ilegais em áreas de costões e nas proximidades do Mercado e Peixes, A intenção da operação é “ orientar e coibir a pesca ilegal, que causa impactos como a morte de diversas tartarugas marinhas que ficam presas nas redes de espera.Participaram da ação, a chefe de fiscalização da Superintendência do Inea em Macaé, Laila Bekai e o Coordenador de Unidade de Conservação da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto.
Segundo o secretário Municipal de Ambiente, de Macaé, Phelipe Salgado, a data da soltura da tartaruga resgatada não será esquecida. “ Esta parceria com o Instituto BW é de suma importância, pois existe o resgate, o monitoramento e todo cuidado das espécies da fauna marinha e silvestre. Este é mais um braço de reforço para atender à população. A preservação da vida marinha é um compromisso que precisa ser assumido com seriedade e sensibilidade.. Que esse momento inspire a todos a proteger e valorizar a natureza que é nossa e das futuras gerações”, ressalta Salgado.
Vale lembrar, que algumas escolas da rede municipal fizeram parte das atividades de Educação Ambiental promovidas pelo Instituto BW, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente. O objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da preservação da vida marinha e dos ecossistemas costeiros. Será uma oportunidade única de vivenciar o momento de devolver ao mar um animal reabilitado.
Estavam presentes na ação, Thiago Graça (zootecnista e educador Ambiental do Instituto BW) e o coordenador de Monitoramento de Praias, Pedro Dutra Lacerda. “ Houve a soltura em 2024, e agora durante dois meses ,o Instituto realizou a reabilitação em 2025 desta tartaruga-marinha juvenil, que foi encontrada magra e fraca, ficando em condições corporais adequadas. Isso é importante para os alunos e população para que se conscientizem da importância da conservação, pois uma em cada mil tartarugas conseguem chegar à idade adulta. Esta tartaruga verde pode retornar à Macaé para reproduzir “, salientou.
A Secretaria de Meio Ambiente está se preparando para a realização da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.