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Marcação de consultas odontológicas será feita pelo SISREG a partir de 24 de abril – Notícias de Itaperuna e Região

A partir do dia 24 de abril (quinta-feira), a marcação de consulta odontológica da rede municipal de saúde deixará de ser através dos telefones e passará a ser realizada por meio do Sistema de Regulação – SISREG. Assim, o paciente deverá comparecer em qualquer Unidade de Saúde do município, podendo ser as Unidades de Estratégia Saúde Família (ESF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), portando o Cartão SUS de Macaé e o encaminhamento (para consultas de especialidades).

O objetivo é facilitar o agendamento para a população, que poderá ter acesso à consulta em uma unidade próxima a sua residência, além de atender às reais necessidades da população e priorizar o atendimento humanizado assegurando um atendimento de qualidade à população.
Com essa mudança, todas as Unidades de Saúde do município poderão realizar o agendamento, com a marcação de consultas inclusive para outras unidades, a critério do paciente e da disponibilidade das vagas. Além disso, os agendamentos de retorno, para pacientes que necessitam dar continuidade ao tratamento, será marcado ao término das consultas, na própria unidade onde o mesmo esteja recebendo o atendimento.
Os atendimentos odontológicos da rede municipal de saúde abrangem diversos locais, tais como: Unidades de Emergência 24h, Centro Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades Básicas de Saúde e Similares e Estratégias de Saúde da Família (ESFs).
Já os atendimentos odontológicos para pacientes em situação de emergência são realizados nos seguintes locais: Pronto Socorro Odontológico (Emergência 24 horas no Centro), Pronto Socorro do Aeroporto (PSA) e Hospital da Serra (HPMS), todos com atendimento 24 horas.
Além disso, os atendimentos odontológicos específicos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), com tratamento em: Endodontia, Bucomaxilo, Periodontia, Estomatologia, Prótese, Odontopediatria, atendimento a pessoas com necessidade especiais (sejam pacientes crianças ou adultos) e Frenotomia (cirurgia da linguinha).
Vale lembrar, que os atendimentos odontológicos para os pacientes acamados ou que são impossibilitados de comparecer a uma Unidade de Saúde, o chamado de atendimento domiciliar, continuará sendo agendado através do telefone (22) 2762-0539. Cabe ressaltar, que não existe fila de espera para este tipo de atendimento.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.