Segundo o Prefeito de Macaé, Welbert Rezende, o acolhimento de pessoas com autismo é fundamental para a consolidação da cidade de Macaé cada vez mais inclusiva. “O atendimento multidisciplinar aos pacientes com TEAe o apoio necessários aos familiares são grandes conquistas para o município”, salientou.
O secretário de Saúde, Dr. Lucas Dias, destacou que a Secretaria Municipal de Saúde possui a Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência e diálogo com as famílias atípicas, que realizou o I Censo Municipal para as Pessoas com Deficiência. “Neste censo foi destacado que as crianças com Transtorno do Espectro Autista de 2 anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias estão em maior número (idade de atendimento da clínica), o que reforçou a necessidade da criação de uma unidade especializada para os atendimentos deste público”, esmiuçou.
De acordo com a Secretária Adjunta de Atenção Básica de Macaé, Simone Sales, o atendimento será inicialmente para pacientes que estão na fila de espera. ”Pensando no contexto familiar, a equipe da Clínica do Autismo fará acolhimento das famílias que poderão participar dos grupos de orientações parentais. Atualmente, já existe uma demanda reprimida nos dispositivos de saúde que serão acolhidos nesse primeiro momento. Para o atendimento, a equipe fará contato telefônico com essas famílias. Além disso, novas famílias poderão ser acolhidas nessa nova unidade de saúde”, finalizou.