Itaperuna e Regiao

ClimaTec debate soluções para os desafios climáticos – Notícias de Itaperuna e Região

Marco na integração entre inovação tecnológica e sustentabilidade, o terceiro evento ClimaTecBR está sendo realizado na Cidade Universitária, nesta quarta-feira (26), no auditório do Bloco B (UFRJ). Especialistas, gestores públicos e acadêmicos debatem ao longo do dia estratégias para enfrentar os desafios climáticos globais e propor soluções práticas que possam ser aplicadas em níveis local e regional. “Este tema é uma necessidade real do mundo. Inovação é a chave para salvar vidas, o objetivo maior deste evento. A importância está na atuação do homem e ciência para avançarmos nas reflexões, discussões e estudos para políticas públicas para uma Macaé sempre inovadora e resiliente”, destacou o vice-prefeito, Fabiano Paschoal, na abertura do evento.
O diretor do Centro Multidisciplinar da UFRJ-Macaé, o cirurgião pediátrico Irnak Marcelo Barbosa, destacou o diálogo entre a academia e o município como um dos aspectos mais relevantes do encontro. “O ClimaTec debate o clima, tecnologias e redução dos riscos de desastres sendo fundamental para nos preparar para o tema que é global e afeta diretamente a vida de todos os seres vivos. A colaboração entre universidades e o município é essencial para transformar o conhecimento científico em ações concretas que beneficiem a sociedade”, enfatizou.
A parceria da Defesa Civil de Macaé com instituições como FeMASS, UFRJ, Uenf, IFF, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Defesa Civil do Estado, entre outros órgãos, permite a realização do evento.
A programação é diversificada com palestras, exposição de painéis, fotografias e apresentação de projetos inovadores. Os eixos temáticos são: Soluções Tecnológicas para Monitoramento Ambiental e Climático.; Inteligência Artificial e Machine Learning para Gestão de Riscos Ambientais e Desastres; Crowdsourcing e Participação Comunitária na Mitigação de Riscos Climáticos; Modelagem Climática e Simulação de Cenários de Desastres; Sistemas de Alerta Precoce e Redes de Sensores Inteligentes.
Além desses, também Infraestruturas Resilientes e Tecnologias para Redução de Riscos; Gestão de Dados Ambientais e Tecnologias para Análise Geoespacial; Políticas Públicas e Governança para Clima e Redução de Riscos com Base em Tecnologia; Engajamento e Educação Ambiental em Redução de Riscos de Desastres; e Soluções Inovadoras para Monitoramento e Prevenção de Poluição.
Compuseram a mesa, além do vice-prefeito, do secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus, e o decano da UFRJ, também a secretária de Ensino Superior, Iza Vicente; o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Philipe Salgado; o diretor da FeMASS, professor Ed Paiva; a coordenadora do Laboratório de Meteorologia da Uenf-Macaé, professora Maria Gertrudes Justi; bem como representantes do Inpe e da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
A professora Justi lembrou que o ClimaTec acontece em março, mês que celebra duas datas importantes para o tema: Dia Mundial da Água (22) e Dia Meteorológico Mundial (23). Após discurso dos membros da mesa, Joseferson abriu a programação com a palestra “Sistemas de Monitoramento por Estações de Baixo Custo na Cidade de Macaé”.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.