Itaperuna e Regiao

Atividades marcam Dia Mundial de Combate à Tuberculose – Notícias de Itaperuna e Região

Vinte e quatro de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Para marcar a data, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Pneumonia Sanitária – Tuberculose da Secretaria Executiva de Saúde, realizou nesta segunda-feira (17), no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, uma série de atividades com objetivo de orientar à população sobre prevenção, diagnóstico precoce e a importância da continuidade no tratamento da doença.
A coordenadora do Programa de Pneumonia Sanitária –Tuberculose, vinculada à Gerência de Vigilância em Saúde, Grazielli Valente de Jesus, ressaltou que o programa vem registrando um aumento na adesão ao tratamento. “Nos últimos três meses, dos 130 pacientes em acompanhamento, apenas dois não compareceram para consulta e retirada da medicação”, frisou.
Grazielli explicou que o aumento na adesão se deve ao suporte que os pacientes possuem para seguir com as terapias. “Iniciamos em dezembro de 2024 a distribuição do cartão de incentivo alimentar no valor de R$250/mês para cada paciente em tratamento. A ação faz parte da Política Estadual de Controle e Eliminação da Tuberculose no Estado do Rio de Janeiro ofertada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) em parceria com o município”, contou.
O tratamento da tuberculose é totalmente gratuito e exclusivo do Sistema Único de Saúde (SUS). É importante ficar atento aos sintomas como tosse na forma seca ou produtiva por mais de três semanas, cansaço excessivo e prostração; febre baixa geralmente no período da tarde; suor noturno; falta de apetite; emagrecimento acentuado ou rouquidão.
O paciente diagnosticado é acompanhado durante todo tratamento. O programa disponibiliza medicamentos e insumos para o diagnóstico e tratamento da doença, além da investigação dos contatos dos casos novos de tuberculose, visando quebrar a cadeia de transmissão.
Entre as medidas de prevenção da tuberculose está a vacinação de todas as crianças de 0 a 4 anos com a BCG, pois essa estratégia evita as formas graves da doença. É importante evitar lugares fechados e aglomerados, manter os ambientes bem ventilados e iluminados.
Ao apresentar algum sintoma, o usuário pode procurar o Centro de Controle da Tuberculose que funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na Rua Visconde de Quissamã, 787, no Centro, ou alguma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), próxima da residência.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.