Sandra explica que, durante o encontro, os profissionais da psicologia e da enfermagem estarão disponíveis para atendimentos individuais e em grupo, abordando temas como saúde emocional, autocuidado e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s). Além dos atendimentos está programada palestra interativa com o tema “Saúde da Mulher: direito, autonomia e cuidado integral”, que abordará sobre a importância dos exames preventivos, combate à violência de gênero e direitos da mulher.
A equipe ainda fará a distribuição de kits especiais contendo preservativos, materiais informativos e itens de higiene pessoal. “Queremos que todas se sintam acolhidas e informadas. A data é um lembrete de que a luta por igualdade passa também pelo direito à saúde e ao bem-estar”, destacou a coordenadora, acrescentando que este dia sirva de inspiração para que a sociedade siga avançando na construção de um mundo onde todas as mulheres tenham suas vozes ouvidas, seus corpos respeitados e suas vidas valorizadas.
Carnaval
Durante o Carnaval, a equipe do Programa IST/Aids atuou em diversos pontos da cidade com ações de prevenção e conscientização sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). “O trabalho reforçou a importância da prevenção e da informação para a população durante a festa do Carnaval, período de grande interação social. O Programa IST/AIDS segue comprometido com a saúde pública, promovendo conscientização e acesso a métodos de proteção”, reforçou.
Durante os cinco dias, foram distribuídos 22 mil preservativos masculinos, 600 preservativos femininos e 7.600 sachês de gel lubrificante.