O secretário de Turismo, Léo Anderson, falou sobre os resultados. “Grandes eventos como o Carnaval movimentam toda a cadeia de serviços do turismo e, também, contribuem no fomento de outras atividades em virtude do volume de pessoas que acabam circulando no período, qualificando assim o capital de circulação em nosso município, além de gerar emprego e renda. No sábado de Carnaval, por exemplo, identificamos ainda um movimento atípico aos dias normais no comércio do Calçadão da Rui Barbosa, com consumidores comprando fantasias, roupas, entre outros acessórios para curtir a festa. A cada ano que passa, o destino Macaé desperta o interesse de visitantes que procuram uma cidade confortável, estruturada e segura para curtir em família”, ressaltou o secretário.
Para o presidente do Polo Gastronômico de Macaé, Renato Nicoli, o Carnaval foi bem organizado, além dos destaques das forças de segurança, limpeza e campanhas educativas sobre os abusos contra as mulheres. “Os blocos com marchinhas tradicionais, axé e músicas já conhecidas do nosso Carnaval foram o ponto alto da programação, com a presença de diversos turistas”, frisou Renato.
A presidente do Polo de Artesanato de Macaé, Juliana Fonseca, informou que este ano foram 20 estandes de artesanato, com acréscimo de 50% nas vendas em comparação ao último ano. “A programação foi ótima e o Carnaval nesse contexto familiar é muito bom para nós”, pontuou Juliana.
O presidente do Convention & Visitors Bureau (CVB), Léo Gazile, elogiou a estrutura e pontuou que os hotéis receberam grupos de turistas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, Macaé é conceito A no setor. Com o segundo maior número de leitos de hospedagem do estado, perdendo apenas para a capital, o município sempre foi conhecido pelo turismo de negócios, impulsionado pelas operações ligadas ao óleo e gás, e, com a valorização do potencial das belezas naturais da cidade e da infraestrutura para grandes eventos, o município vem conquistando o segmento de turismo de lazer, incrementando ações em datas comemorativas como o Natal e Réveillon, além do Carnaval.