A Prefeitura de Macaé realiza nesta terça-feira (25) o pagamento da parcela de fevereiro da Moeda Social Macaíba. O valor contempla 44.395 pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o repasse mensal, cerca de R$ 5,1 milhões são injetados na economia do município, nas compras realizadas nos estabelecimentos cadastrados, contribuindo para o poder de compra das famílias em padarias, mercados, farmácias, entre outros, como prestadores de serviços com pequenos e microempreendedores. No ano de 2024, foram investidos quase R$ 74 milhões na economia local.
A Moeda Social é um benefício municipal concedido através do Programa de Combate à Pobreza e às Desigualdades, ligado à Coordenadoria de Economia Solidária. A iniciativa é um dos maiores projetos sociais da região.
“A Macaíba é um projeto inovador que fortalece a economia local e beneficia os moradores de nossa cidade. Criada para incentivar o consumo dentro do município, garantindo que o dinheiro movimentado permaneça na cidade”, ressalta o prefeito Welberth Rezende.
Banco Macaíba: um ano de operação e mais duas unidades inauguradas
A primeira unidade do Banco Macaíba, responsável pela operacionalização da Moeda Social, foi inaugurada em fevereiro de 2024. Em um ano, a população passou a contar com outras duas unidades além do Centro, uma na Barra de Macaé e outra em Córrego do Ouro (Região Serrana).
As agências oferecem apoio para criação e troca de senha, atualização de endereço e documentos, suporte ao aplicativo entre outros serviços. Por mês, são realizados cerca de 2 mil atendimentos para beneficiários e comerciantes.
O funcionamento das agências acontecede segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Confira os endereços do Banco Macaíba:
Agência Centro – Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 48.
Agência Barra – Rodovia Amaral Peixoto, 828, loja A, Km 166.
Agência Córrego do Ouro – Avenida Miguel Peixoto, loja 4.