Itaperuna e Regiao

Macaé intensifica ações de prevenção e controle de vetores – Notícias de Itaperuna e Região

A Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, continua na próxima semana a série de ações integradas de prevenção, controle de vetores e promoção da saúde em diversas localidades do município. Como parte da programação, o CEVA Itinerante terá atendimento na Cabeceira do Sana no dia 26, e no dia 27 de novembro, no Aterrado do Imburo.
O mutirão de ações de saúde e combate a vetores será realizado no dia 25, no Horto.
Entre os dias 24 e 26, a Gerência de Vigilância realizará a instalação e o monitoramento de ovitrampas em diferentes bairros da cidade, como Imbetiba, Jardim Vitória, Nova Malvinas, Fronteira, Vila Badejo, Ajuda de Cima e Engenho da Praia. A ação integra as estratégias de vigilância entomológica voltadas ao acompanhamento da circulação do mosquito Aedes aegypti, permitindo identificar áreas de maior risco e direcionar, de forma mais precisa, as medidas de controle e prevenção das arboviroses.
Também na próxima semana, a Gerência de Vigilância Ambiental dará continuidade às ações de controle de roedores em diversas localidades, incluindo Centro, Imburo, Visconde de Araújo, Novo Horizonte e Parque Aeroporto. As equipes da Vigilância Ambiental atuarão tanto nas áreas mapeadas previamente quanto no atendimento direto às reclamações encaminhadas pelos moradores, reforçando o trabalho de prevenção, orientação e mitigação de riscos à saúde pública associados à presença de roedores nas comunidades.
Com a finalidade de identificar o número de casas e anexos existentes em uma área previamente delimitada, além de numerá-los, classificá-los conforme o tipo de construção e levantar informações sobre vias de acesso, coleções hídricas, condições sanitárias e comunicação entre localidades, a gerência realizará o Reconhecimento Geográfico entre os dias 24 e 28. A ação contemplará as regiões do Horto e da Virgem Santa, permitindo um diagnóstico mais preciso para orientar futuras estratégias de vigilância, planejamento urbano e promoção da saúde.
Entre os dias 24 e 28 de novembro, serão intensificadas as visitas a pontos estratégicos — locais como empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos — para reforçar o monitoramento e o controle de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As ações ocorrerão nos bairros Bairro da Glória, São Marcos, Novo Cavaleiros e Imboassica, com equipes da Vigilância Ambiental realizando inspeções, orientando responsáveis e adotando medidas preventivas para reduzir riscos e fortalecer a proteção à saúde coletiva.
Além disso, ações de bloqueio em áreas próximas a rios e valões, com foco no Rio Campos x Macaé, Jardim Esperança e no valão Ajuda de Baixo, serão promovidas no mesmo período.
O serviço de fumacê será realizado no dia 25 de novembro, às 5h, no Parque Aeroporto. Já no dia 26 de novembro, também às 5h, a aplicação ocorrerá no Lagomar, reforçando as ações de controle do mosquito Aedes aegypti.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.