Itaperuna e Regiao

Alunos da EMEI Juventino da Silva Pacheco são atendidos em nova unidade móvel odontológica – Notícias de Itaperuna e Região

Nicolas e Derick Artur dividem muito mais do que a amizade e a sala de aula. Alunos do Pré 2 da Escola Municipal de Educação Infantil Juventino da Silva Pacheco, na Barra, eles não têm medo de dentista e ficam felizes quando são atendidos no ambiente escolar, próximo de seus colegas e professores. Demonstrando conforto no atendimento dos profissionais, os meninos foram atendidos nesta terça-feira (28), pela unidade móvel odontológica do programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde.
Esse foi o primeiro atendimento do novo veículo, que permanece na EMEI das 9h às 17h, na ação que envolve os alunos de dois a cinco anos de idade, do Maternal até o Pré 2. As diretoras Jaqueline Carolina de Jesus (geral) e Juliana da Silva Santos (adjunta) comemoram a ação que beneficia todas as crianças previamente autorizadas pelos pais.

“Temos 80 crianças no turno da manhã e 110 à tarde. Percebemos que, no ambiente escolar, elas ficam mais à vontade e perdem o medo mais rápido. O veículo móvel já é uma novidade, embora as crianças já conheçam o trabalho da Odontopediatria do município com a vinda da equipe de saúde bucal a cada dois meses aqui para limpeza, aplicação de flúor. E todos os dias as professoras também já fazem esse trabalho de escovação com os alunos”, observa Jaqueline.

Tratar as cáries sem traumas é uma das propostas da ação, que, segundo Juliana, facilita a vida dos pais.

“Isso faz com que o atendimento seja mais rápido e que eles não precisem levar as crianças para um espaço específico e esperar o agendamento, por exemplo. É uma forma de agilizar, sem contar que a escola é um ambiente seguro e confiável”, acredita Juliana.

O Programa
Macaé é um dos municípios do estado do Rio de Janeiro contemplados com o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Saúde), que possibilitou a conquista do novo veículo. No Estado do Rio de Janeiro, também foram contemplados Belford Roxo, Itaperuna,Japeri e São Francisco de Itabapoana.
A unidade móvel – que é uma extensão da Unidade Básica de Saúde – conta com energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento odontológico, além de equipes compostas por cirurgião-dentista e auxiliar e/ou técnico em saúde bucal, habilitadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Lucas Rodrigues,

“a entrega da segunda unidade de odontomóvel é a prova do compromisso da gestão em ampliar o acesso à saúde em todas as regiões de Macaé. Esse investimento garante que o cuidado chegue a quem mais precisa se tornando mais um passo na construção de uma saúde pública eficiente”, ressaltou.

A Coordenadora de Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, salientou que a unidade móvel irá atender na EMEI até todos os alunos que necessitarem, conforme avaliação específica e autorização dos pais e responsáveis forem totalmente atendidos.

“O objetivo é levar saúde bucal para quem mais precisa, ampliando o acesso da população”.

Os municípios contemplados com a unidade móvel odontológica foram selecionados com base em critérios como: questão socioeconômica, extensão territorial e proporcionalidade regional, buscando evitar a concentração de recursos e ampliar a cobertura em saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS) onde mais precisa.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.