Com o tema “Conexões Virtuais, Riscos Reais”, o IV Fórum Estudantil de Educação foi promovido nesta terça-feira (12), na Cidade Universitária. O evento, que buscou incentivar o protagonismo de aproximadamente 200 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio da rede pública municipal de ensino, contou também com apresentações de alunos da Educação Infantil.
Durante o encontro, o secretário municipal de Educação, Matias Mendes, realizou a devolutiva aos estudantes das demandas elencadas na edição do ano passado.
“Nosso objetivo é proporcionar aos estudantes uma educação de excelência, buscando estabelecer um contato mais humanizado e acolhedor. Fiquei muito satisfeito com a escolha do tema, uma relevante reflexão sobre tecnologia e os avanços tecnológicos que permeiam o mundo. Novas inteligências artificiais surgem constantemente, exigindo nossa atenção em um ambiente complexo, repleto de aspectos positivos e, igualmente, desafios”, frisou o secretário.
A programação presencial contou com a palestra ‘A Importância de Aprender Computação’, com a professora doutora do Departamento de Computação da UFF de Rio das Ostras e coordenadora da Comissão Especial de Educação e Computação da Sociedade Brasileira de Computação, Graziela Guarda. Já o tema online foi ‘Direitos Humanos na Internet’, com a analista de projetos de educação na Safernet Brasil, administradora pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina e internacionalista pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Isabella Ferro.
A mediação das palestras foi realizada pela coordenadora do programa de Educação Digital, Computação e Inovação Pedagógica (Inovare Aprender), e Mestre em Inovação na Educação pela UFRJ, Luemy Avila.
A cada edição, a ata do ano anterior é apresentada com uma devolutiva do gestor da Secretaria de Educação aos estudantes sobre as demandas atendidas e sobre as que precisam avançar. “Algumas das nossas conquistas foram as inaugurações da quadra poliesportiva da Escola Municipal Natálio Salvador Antunes, na serra macaense, e da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Helena Salles. Além disso, estamos em constantes parcerias pedagógicas com as equipes gestoras para avançarmos em questões sobre campanha de preservação dos ambientes escolares, participação ativa dos estudantes em conselhos, criação de grêmio estudantil, ações para combate ao racismo, preconceitos diversos, revisão da matriz curricular, entre outras medidas”, revelou Matias.
O fórum visa ainda estimular a empatia nas redes sociais e construir coletivamente estratégias de proteção, cuidado e respeito mútuo no ambiente virtual e escolar, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, críticos e solidários. O evento contou ainda com a presença das coordenadoras de Orientação Educacional da Semed, Rosinea Figueiredo e Andréa Carvalho, e da coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Balade Aref Ayala.
