O Programa Nova Vida segue neste segundo semestre com capacitações mensais. Atualmente com 107 integrantes, a proposta é realizar palestras específicas que visam fortalecer a atuação dos jovens nas secretarias municipais e demais órgãos. Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. Recentemente, mesmo em recesso escolar, os jovens participaram da palestra “Seu Futuro Começa Aqui: A importância da Educação e da Frequência Escolar”, que foi ministrada pela assistente social, Elaine Antunes.
“A palestra teve como foco a importância da educação e frequência escolar como ferramenta de emancipação humana e força motriz para a construção de novas trajetórias de vida. Destacou-se o modo como a educação se constitui em meio de empoderamento para os jovens, descortinando oportunidades e trazendo novas perspectivas para os jovens que integram o programa”, ressaltou Elaine.
Ela destacou o desenvolvimento do programa “Pé de Meia” como instrumento valioso na garantia da frequência e permanência escolar. “Este programa é reconhecido por contribuir para que nossos jovens menos favorecidos permaneçam na escola e concluam o ciclo básico da educação, ponte essencial para a inserção destes jovens no mercado de trabalho ou continuidade dos estudos para os que desejam ingressar na Universidade”, pontuou.
Além disso, durante o encontro, o coordenador Douglas Fontes destacou a importância dos participantes seguirem as diretrizes do regimento interno do programa. “Todos os integrantes seguem neste segundo semestre com compromisso, assiduidade, pontualidade, uso de uniforme, asseio e higiene. Nossa equipe multiprofissional vai prosseguir com capacitações mensais”, disse.
Entusiasmada, Ana Clara Felipe, de 16 anos, destacou que é uma honra ser integrante do programa. “Estou aprendendo muito, conheci pessoas diferentes e ampliei minha visão de mundo”, contou a jovem, que atua na Secretaria Adjunta de Comunicação Social.
O “Nova Vida” conta com profissionais como pedagogo, assistente social e psicólogo. O programa também engloba visitas domiciliares, treinamento, acompanhamento pedagógico, psicológico e social e avaliação do desempenho laboral.
