A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta sexta-feira (01), a Campanha Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação. A abertura foi durante o Programa Prefeitura Presente, na Praça Washington Luiz. Ao longo do mês serão realizadas ações educativas e acolhedoras em diversas unidades, além de eventos voltados para os profissionais da rede municipal de saúde, visando fortalecer a discussão do tema.
A campanha está alinhada à Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada globalmente de 1 a 7 de agosto, cujo tema deste ano é: “Priorizemos a Amamentação: Criemos Sistemas de Apoio Sustentáveis”, que destaca a prática não apenas como um ato importante para a saúde da criança e da mãe, mas também para a sustentabilidade do planeta.
A Secretária de Atenção Básica, Simone Sales, acrescenta que a temática reforça para profissionais e gestores da saúde que amamentar é um direito, e garantir esse direito depende de redes de apoio reais e duradouras. “Que o Agosto Dourado 2025 seja mais uma oportunidade de unir forças, escutar as mães e reafirmar o nosso compromisso com uma saúde mais humana, sustentável e baseada no cuidado”, pontuou.
Ela lembra que a saúde está com uma programação intensa e descentralizada nas Unidades Básicas e nas Estratégias de Saúde da Família, com rodas de conversa, oficinas práticas, orientação multiprofissional e diálogo direto com as famílias. “Teremos também participação em ações como o Prefeitura Presente e o Simpósio do Aleitamento Materno, fortalecendo o cuidado em todos os níveis”, disse.
Para Simone a Atenção Primária tem um papel fundamental na promoção da amamentação e esse trabalho só é possível graças ao empenho das equipes, que diariamente acolhem, orientam e caminham lado a lado com as mulheres e suas famílias. “É importante fortalecer a Campanha Agosto Dourado, visando promover ações que fortaleçam as redes de apoio à mulher que amamenta em casa, nas unidades de saúde, no trabalho e na comunidade, reforçando o papel da amamentação na saúde pública, nos vínculos familiares e na sustentabilidade ambiental”, finalizou.
Agosto Dourado
A cor dourada simboliza o que há de mais precioso: o leite materno, fonte de vida, vínculo e proteção. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é a única intervenção isolada com maior potencial de impacto na redução da mortalidade infantil. Pode prevenir até 13% das mortes de crianças menores de cinco anos em todo o mundo.
Por ser um alimento completo, o leite materno deve ser oferecido de forma exclusiva para o bebê, já que proporciona todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento até os seis meses de vida, sendo desnecessária a oferta de qualquer outro tipo de alimento ou bebida.