Itaperuna e Regiao

Mesa Diretora do Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial toma posse – Notícias de Itaperuna e Região

A Mesa Diretora do Conselho Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial (COMPPIR) tomou posse na tarde desta terça-feira (13), no Paço Municipal. Data em que foi decretada a Lei Áurea, em 1888, decisiva para a abolição da escravatura no Brasil. Os integrantes vão atuar até o dia 15 de abril de 2027.
A secretária Municipal de Promoção das Políticas de Igualdade Racial, Ingrid Fernandes, representando o prefeito Welberth Rezende, ressaltou a importância do evento.
“Hoje é um dia de resistência. Devemos estar fortalecidos e preparados para combater e lutar. Escolhemos uma nova Mesa Diretora que irá tratar de matérias especiais sobre a igualdade racial que é uma pauta necessária e latente nos dias de hoje que ainda existem pessoas racistas. Temos que estar juntos todos os dias para combater o racismo estrutural e velado, para que a população negra tenha os seus direitos reconhecidos”, pontuou.
A presidente do COMPPIR, Francisca Fernanda Machado de Souza, agradeceu a oportunidade de estar na presidência do conselho e ressaltou que o trabalho será coletivo.
“Gratidão pela oportunidade. Será um trabalho coletivo, onde todos vão construir políticas públicas para a nossa população negra”, disse.
O vice-presidente, Dorniê Matias, destacou a importância da equidade racial. “Muito já foi feito, mas, há muito ainda para fazer. Não podemos deixar de citar e agradecer as pessoas que nos antecederam nessa luta com resistência. O conselho tem um papel fundamental para que possamos lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, ressaltou.
A cerimônia de posse contou ainda com a presença dos representantes da Secretaria Executiva de Ensino Superior, Mateus Neves; do Legislativo, a vereadora Liomar Queiroz e do Centro de Cidadania LGBTQIAPN+ da Baixada Litorânea, Willysson Barboza.

Conselho– O conselho tem como objetivo acompanhar, fiscalizar e avaliar políticas que promovam a igualdade racial referente às temáticas étnico-raciais. Ao todo, são oito vagas para o conselho e todas para representantes de entidades da sociedade civil organizada.

Disque Racismo– O atendimento do Disque Racismo pelo número (22) 99244-7709, que funciona 24 horas, também é uma atividade importante de denúncias. O canal possibilita o envio de imagens e áudios para compor a denúncia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 53% da população da cidade de Macaé, se declara negra.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.