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Obras de duplicação e pavimentação da Avenida Três de Março atingem 65% do total previsto – Agência de Notícias

 

 

Fotos: Renata Giron

 

As obras de pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março, na Zona Leste da cidade, prosseguem em ritmo acelerado e seguindo cronograma pré-estabelecido, com previsão total de entrega até o fim deste ano. Os trabalhos, que contemplam um trecho de seis quilômetros de extensão, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no bairro Alto da Boa Vista, e a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha, atingiriam 65% do total previsto.

O empreendimento, iniciado em 2023, é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), sendo a obra executada pela construtora Casamax, com investimento de aproximadamente R$ 45, 2 milhões e prazo de entrega de 18 meses. A iniciativa integra o programa municipal de mobilidade urbana chamado “Sorocaba Tem Pressa”, que trouxe agilidade às obras em andamento no município e iniciou novos projetos, de modo a conferir mais fluidez ao trânsito em Sorocaba.

A equipe do Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação (Cadi), ligado à Secretaria de Administração (Sead) de Sorocaba, está responsável pelo gerenciamento da obra e informa que o ritmo está acima da expectativa, com diferentes frentes de trabalho em atuação simultânea. As intervenções estão planejadas ao longo de três fases/trechos da via e incluem construção de ciclovia, rede de iluminação com tecnologia de LED e sinalização viária.

No primeiro trecho, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes e a Avenida Francisco Roldão Sanches, as principais intervenções foram cumpridas e, atualmente, o local é preparado para início da sinalização de solo, pinturas da ciclovia e adequação do paisagismo. A rotatória na extremidade desse primeiro trecho está sendo implantada, cabendo à empresa concessionária de energia elétrica a remoção de postes da rede de distribuição.

Ao passo que o segundo trecho, até o viaduto da Rodovia Celso Charuri, é o maior em extensão, porém 90% da pavimentação está concluída. Também ocorre a implantação de travessias sobre córregos, como definições de viário e instalação de iluminação pública. Nos pontos onde já há postes, ocorre a substituição do sistema para comportar lâmpadas de LED.

O trecho final, entre a Rodovia Celso Charuri e a Rua Quirino de Melo, já teve a recuperação do pavimento realizada, o calçamento está em conclusão, assim como as adequações de paisagismo e drenagens, que serão precedidas da implantação de sinalização viária.

 

Mais ações no Alto da Boa Vista

A Administração Municipal está atenta e focada na questão do surgimento de novos empreendimentos na região do Alto da Boa Vista e demais intervenções no trânsito têm sido adotadas, sempre acompanhando estrategicamente o aumento de fluxo de trânsito nos próximos anos.

Entre as medidas adotadas para conferir fluidez ao trânsito, voltadas a facilitar o acesso à região do Alto da Boa Vista, ocorreu a pavimentação asfáltica de trecho da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes, importante via alternativa, ligando a Avenida Três de Março ao Jardim do Paço, na Zona Leste da cidade. A pavimentação de outro trecho dessa via, ligando o Jardim do Paço ao Jardim Iporanga, segue em tratativas com a iniciativa privada, para que a obra seja viabilizada em breve por meio de medida mitigadora.

Em contrapartida, está em fase final a construção de uma segunda interligação entre a Avenida Três de Março e o bairro Jardim do Paço. Os trabalhos estão a cargo da iniciativa privada, uma vez que a obra é decorrente de medida mitigatória, devido a investimentos feitos pela empresa no município.

Ao passo que a implantação de pista de “direita livre” na Rua 28 de Outubro, desde a última quinta-feira (23), permite agilizar o acesso de motoristas à Avenida Carlos Reinaldo Mendes, para quem segue em sentido à Zona Industrial ou à Rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho – SP-075).

Em 2023, no cruzamento entre as avenidas Sadrac de Arruda e Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, a Secretaria de Mobilidade (Semob) também implantou “direita livre”, sem parada de semáforo, para garantir melhor fluidez. Isso, tanto para quem vem da Sadrac Arruda e quer acessar em direção ao Paço Municipal, como quem segue em sentido Centro/Bairro pela Av. Engenheiro Carlos Reinando Mendes e pretende ingressar na Av. Sadrac de Arruda.

Conforme a Semob, na rotatória do Alto da Boa Vista, ainda, está em fase de projeto, a implantação de uma nova faixa de rolamento, para agilizar o acesso entre as avenidas Três de Março e Carlos Reinaldo Mendes, no retorno, sentido à Faculdade de Tecnologia (Fatec).

Diariamente, outras medidas de mobilidade são realizadas nessa região da cidade, por meio de intervenções de agentes de trânsito. O acompanhamento do fluxo de veículos também é feito via sistema de videomonitoramento, pela equipe do Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), assim como alterações no tempo de semáforos.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.