Itaperuna e Regiao

Moeda Social Macaíba recebe visita técnica do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora – Notícias de Itaperuna e Região

As ações do Programa Moeda Social Macaíba receberam, nesta sexta-feira (13), a visita técnica da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), na categoria Inclusão Socioprodutiva. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Economia Solidária, é uma política pública que fortalece a economia local como parte integrante da Política Municipal de Economia Popular, Justa e Solidária. O programa integra ainda o Programa Municipal de Combate à Pobreza e às Desigualdades, o Banco Popular de Macaé e a Política de Crédito Justo.
O consultor do Sebrae, Lucas Guimarães, destacou que a visita técnica tem como objetivo verificar presencialmente as informações apresentadas na inscrição, realizar uma avaliação qualitativa da iniciativa e aprofundar o entendimento sobre seus resultados, por meio do diálogo com as equipes responsáveis e, quando aplicável, com os beneficiários. As informações coletadas subsidiarão as fases de julgamento estadual e nacional.
O resultado da etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora será divulgado no dia 15 de abril, em solenidade no Rio de Janeiro. Já a premiação nacional ocorrerá no mês de julho, em Brasília.
O secretário de Economia Solidária, Raphael Couto, ressaltou que já foram injetados R$ 100 milhões na economia local desde dezembro de 2023. Segundo ele, a Macaíba beneficia cerca de 30 mil pessoas, aproximadamente 14 mil famílias e 1.800 comércios locais aptos a receber a moeda social. “Cada família recebe, por mês, em média 500 macaíbas, podendo chegar ao máximo de 825, já que o valor é proporcional à composição e à situação social familiar”, frisou. O público beneficiado é composto por famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
A Macaíba circula exclusivamente em Macaé e apenas dentro de regiões administrativas específicas, divididas em sete setores. O Decreto nº 249/2023 veda o credenciamento de grandes redes de supermercados que não tenham sede principal e/ou matriz no município. A proposta é ampliar a geração de renda e empregos, além de estimular a formalização do comércio local.
Outro objetivo do programa é oferecer empréstimos aos comerciantes a juros zero, por meio de um fundo municipal que está sendo estruturado com recursos provenientes das tarifas de 2% e 5% incidentes sobre as transações realizadas com a Macaíba.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.