Itaperuna e Regiao

Colônia de férias Conviver Feliz segue até 29 de janeiro – Notícias de Itaperuna e Região

Prossegue até dia 29 de janeiro a colônia de férias Conviver Feliz. Com 180 integrantes devidamente cadastrados, a programação, que acontece de segunda a quinta, das 13h às 17h, está sendo marcada por dinâmicas e atividades como oficinas de arteterapia, estímulo à musicoterapia e jogos educativos. A ação faz parte da campanha ‘Janeiro Branco’, que visa a conscientização da população sobre a importância da saúde mental e acontece no Centro de Convivência Benedito Lacerda, que funciona no Centro da cidade.
O projeto é realizado pela Secretaria Adjunta de Atenção Básica em Saúde, através da Gerência de Saúde Mental, em parceria com o Centro de Convivência Benedito Lacerda. As atividades são ministradas por uma equipe multidisciplinar formada por musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, recreador, psicólogo, enfermeiro, assistente social, nutricionista e farmacêutico. Durante a colônia de férias os participantes também recebem lanche.
Esta semana a programação está recebendo turmas na faixa de cinco a oito anos de idade. A garotada esbanja energia, alegria e criatividade. Entre os participantes estão Isabella Dias do Nascimento, de 7 anos, e os irmãos Maitê, 7 anos e Pedro Vilar, de 5 anos.
Animados, eles afirmaram que a “Conviver Feliz” está sendo de muita diversão. “Estou gostando muito. Gosto de pintar e cantar”, contou Maitê. Já o pequeno Pedro fez questão de mostrar o trabalho manual que produziu e confessou que deseja retornar. “Quero voltar todos os dias. Vou falar com a minha mãe, aqui é legal”, falou. Em sua segunda participação na edição do projeto, Isabella Dias disse que sempre vai se lembrar da Colônia. “Gosto de tudo e até fiz novas amizades”, contou.
As próximas atividades serão a oficina de grafite e ações junto aos outros inscritos; Turma 2 (de 9 a 11 anos), será de 19 a 22, e turma 3 (de 12 a 16 anos), de 26 a 29. Segundo a gerente de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Lorrane Moreira, as atividades estão sendo um sucesso com a interação das crianças em brincadeiras como desenho, pintura, pique e dança. “Priorizamos a ação de promover a saúde mental, cultura, arte e lazer. Nosso foco é o cuidado da saúde e a prevenção e a realização de oficinas , tudo sem a utilização de aparelho celular. Todas as atividades são planejadas conforme a faixa de idade. Queremos valorizar a criatividade e habilidades dos atendidos. O projeto foi criado em resposta aos elevados índices de sofrimento psíquico identificados na faixa etária infanto”, comentou.
O próximo passo, segundo ela, é promover o baile de carnaval do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) – Oficina. O Centro de Convivência Benedito Lacerda está localizado na rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.