A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas reuniu autoridades, gestores e servidores públicos em um café institucional realizado na Escola do Servidor, na manhã desta quinta-feira (18), com o objetivo de apresentar as Diretrizes Estratégicas da pasta, conjunto de pilares que orientam a atuação da secretaria na administração pública municipal.
O prefeito Welberth Rezende participou da abertura ao lado do secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, e destacou o papel essencial dos servidores para o funcionamento eficiente da cidade, ressaltando a dedicação diária dos profissionais que atendem diretamente a população.
“Neste evento da Secretaria de Gestão de Pessoas, parabenizo todos os servidores por mais um ano de muito trabalho voltado para a população. O papel de vocês na cidade é atender os cidadãos, e isso vocês fazem muito bem todos os dias. Esta ação representa o cuidado da gestão com quem cuida da cidade. É trabalho com respeito, acolhimento e vontade de fazer uma Macaé sempre melhor. A cidade não para de crescer, e vocês, servidores, são os responsáveis por esse crescimento e desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
O secretário Aristófanis Quirino reforçou o compromisso da atual gestão com a valorização e o desenvolvimento profissional do funcionalismo municipal. Segundo ele, o encontro representa um avanço nas políticas voltadas ao servidor público.
“A gestão tem atuado de forma contínua para fortalecer a capacitação, promover qualidade de vida no trabalho, aprimorar as condições laborais e consolidar um ambiente institucional saudável e seguro. As diretrizes foram pensadas a partir do diálogo e da escuta dos servidores, fortalecendo uma gestão de pessoas mais eficiente e alinhada à realidade do trabalho público. A Escola do Servidor possui papel estratégico nesse processo, ao estruturar a formação continuada e o desenvolvimento de competências essenciais para o aprimoramento da administração pública”, destacou.
Aristófanis explicou que a proposta inclui o aproveitamento do capital intelectual interno, por meio do mapeamento de competências do quadro funcional.
“Vamos incentivar servidores com formação e experiência a atuarem como instrutores, conforme critérios, regulamentação própria e respeito à disponibilidade funcional, em conformidade com a legislação vigente. Nesta primeira etapa, a Escola ofertará cursos de capacitação alinhados às necessidades das secretarias e ao fortalecimento do desempenho institucional. Em perspectiva, estudaremos a ampliação de parcerias para o desenvolvimento de trilhas formativas, inclusive com modalidades de pós-graduação, conforme planejamento, viabilidade técnica e disponibilidade administrativa”, completou.
Durante sua fala, o secretário também mencionou iniciativas estruturantes como a Policlínica do Servidor, o Jornal do Servidor e a Casa do Servidor, além de programas voltados ao bem-estar, incluindo a adesão ao Wellhub, observados critérios definidos pela administração, e ao fortalecimento das ações de cuidado e atendimento qualificado ao funcionalismo municipal.
A coordenadora da Casa do Servidor, Fabieni Barcelos, ressaltou que as diretrizes representam um novo tempo para os servidores na administração municipal, com políticas orientadas à valorização humana e profissional.
O diretor da Escola do Servidor, Raimundo Neto, apresentou o projeto pedagógico da instituição e detalhou parte dos 33 cursos iniciais previstos, que serão ministrados por servidores para servidores, abrangendo áreas como Carreira e Gestão, Interambiente e capacitações específicas, estruturadas conforme as demandas de cada secretaria. O edital será divulgado em breve, respeitados os trâmites administrativos aplicáveis.
Com a implementação da Escola do Servidor, os novos servidores convocados em concurso público e processos seletivos passarão pelo Curso de Iniciação no Serviço Público, de caráter orientativo e formativo, antes da lotação nas secretarias, configurando uma inovação na Administração Pública Municipal.
O responsável pela Comunicação na Gestão de Pessoas, Kelvin Carvalho, apresentou a missão, a visão, os valores e os objetivos organizacionais da secretaria, reforçando os fundamentos que orientam a atuação institucional e o papel estratégico do servidor na administração pública municipal.
Após a abertura, o prefeito visitou as instalações da Escola do Servidor, localizada em um prédio de cinco andares, com salas amplas, na Rua Vereador Abreu Lima, nº 65, no Centro, esquina com a Rua Casculeiro.
O evento contou ainda com a presença dos secretários municipais Carlos Wagner (Fazenda), Edvandro Lameu (Comunicação), Lucas Dias (Saúde) e Edilson Santana (Controladoria), além do coordenador do SESMT, Antônio Terra, da subsecretária de Gestão de Pessoas, Verônica Guimarães, e de outras autoridades.
Raimundo Neto destacou, ainda, que a Escola do Servidor possui, em seu planejamento estratégico, a previsão de futuras parcerias com instituições como a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a Escola Virtual do Governo (EVG) e a Escola de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG-TCE/RJ), entre outras entidades públicas e privadas de ensino, condicionadas à formalização, à viabilidade técnica e aos instrumentos legais pertinentes, como parte do projeto de consolidação da política de capacitação continuada.


