De acordo com a engenheira ambiental e coordenadora de Arborização e Paisagismo da Semas, Fernanda Norbert, a poda dos oitis está sendo criteriosa, basicamente de limpeza.
“A praça Veríssimo de Melo tem um importante significado histórico e paisagístico. Então, trouxemos o acompanhamento técnico para a execução, a fim de uma poda mais refinada nesta revitalização da praça. Estamos removendo apenas os galhos mortos e secos. Isso evita que pragas possam prejudicar a saúde destas árvores. Com esta manutenção, ajudamos a árvore estender o seu ciclo de vida. Os oitis, em sua maioria, são centenários, assim como algumas palmeiras”, salienta Fernanda.
Entre os benefícios da poda de manutenção estão: a redução de fontes de inóculo e infecção (remoção de tecidos doentes e controle de pragas); otimização da arquitetura da copa (melhoria da penetração luminosa, essencial para a fotossíntese nas folhas do interior da copa); estímulo à formação de tecidos jovens e sadios e a prevenção de danos estruturais.


