O projeto Banco Vermelho continua percorrendo pontos específicos do município. Pela primeira vez em Macaé, a campanha internacional, que marca os ’21 dias de ativismo pelo fim da violência’, esteve nesta segunda-feira (1º), na Vila do Papai Noel. A iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Macaé convida a sociedade a refletir sobre a violência de gênero e a lutar pelo fim dela, sendo uma forma de dar visibilidade a mobilização e luta contra a violência à mulher.A programação que visa combater o feminicídio através da instalação de bancos vermelhos em locais públicos.
O cronograma segue no dia 2 (terça-feira) – 18h30 às 10h – Feira do Visconde, 3 (quarta-feira) – 11h às 13h – Feira do Centro (Praça), dia 4 (quinta-feira) – 14h às 17h – Cine Debate OAB-Macaé e no dia 5 (sexta-feira) – 14h às 17h – Cavaleiros (perto do PIT) e na Feira de Artesanato. Nesta segunda, na Vila do Papai Noel, o banco despertou o interesse de moradores e visitantes de Macaé. No calçadão, além do banco vermelho, a equipe da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres entregou material informativo e botons.
Na ocasião, a “Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc”, as advogadas Jane Roriz e a Ully Hashimoto realizaram abordagens com orientações sobre a campanha, os canais e equipamentos públicos de mulheres vítimas de violência e números de emergência, como o Disque 180. “A Vila do Papai Noel é uma área movimentada e recebemos inúmeras pessoas interessadas em saber mais sobre a campanha, sua importância e também em obter informações relevantes sobre o combate à violência contra mulher”. A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, afirmou que a campanha está sendo de suma importância.
“Queremos multiplicar informações e conscientizar a população quanto à importância dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Cada local visitado e pessoas mobilizadas fazem a diferença”, ressalta.
O momento também foi marcado pelo reforço da campanha dos “4 As” de combate à violência contra a mulher,é uma iniciativa que orienta a população sobre como agir ao testemunhar ou ter conhecimento de uma situação de violência doméstica. Os quatro pilares são: atenção: Estar atento(a) aos sinais de que uma mulher pode estar sofrendo violência. Isso pode incluir mudanças de comportamento, isolamento, lesões físicas, ou a Campanha Sinal Vermelho (um “X” na palma da mão); acolhimento: Oferecer um espaço seguro, uma escuta empática e sem julgamentos para a vítima. Demonstre que você acredita nela e que ela não está sozinha; Apoio: Ajudar a vítima a procurar ajuda especializada e a conhecer seus direitos. Isso pode envolver orientar sobre os canais de denúncia e a rede de proteção disponível e ajudar, auxiliar a vítima a acionar as autoridades ou a buscar serviços de saúde e assistência social, se for o desejo e se for seguro para ela. Em situações de emergência, a polícia deve ser acionada imediatamente.
Durante a campanha, quem passou pela Vila do Papai Noel aprovou a iniciativa. Os amigos Thaeine Costa, Misleny Sales e Fernando Barreto elogiaram a ação.
“É ideal que todos conheçam os canais de atendimento, que saibam identificar os tipos de violência e a quem recorrer”, comentou Fernando junto às colegas de trabalho.
A moradora do bairro da Glória Vanda Manhães afirmou que:
“o projeto Banco Vermelho chama atenção para uma questão muito importante, pois muitas mulheres ficam caladas e não sabem como proceder diante da violência. Temos que dar um basta na violência contra a mulher”
Banco Vermelho – Vale lembrar, que a campanha foi lançada no saguão da Cidade Universitária junto a integrantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito das Mulheres – NUPEDIM. Vale lembrar, que o 25 de novembro é data Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008 em homenagem às irmãs Mirabal, assassinadas em 1960 na República Dominicana. Essa data marca o início dos “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
A campanha ocorreu na Vila do Papai Noel.
Saiba mais sobre o Natal Magia:
Vila do Noel na Praia Campista
Diariamente das 19h às 23h, entre 27 de novembro e 4 de janeiro. Apenas nos dias 24 e 31 de dezembro que as atrações não funcionarão.
Águas Dançantes na Lagoa de Imboassica
Durante a semana, o espetáculo terá início às 21h. Aos sábados e domingos, o show começa mais cedo, às 20h.De sexta a domingo entre os dias 28 de novembro e 14 de dezembro. Já na semana que antecede o Natal as apresentações começam no dia 19 e seguem até dia 23 de dezembro, retornando do dia 25 ao dia 30 de dezembro. De 1º a 3 de janeiro acontecem as últimas exibições, incluindo o encerramento no sábado (03/01).


