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Macaé promove I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos para celebrar 20 anos do Decreto 5.626/2005 – Notícias de Itaperuna e Região

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão e da Coordenação de Educação Bilíngue de Surdos, realizou, nesta quinta-feira (27), o I Seminário de Educação Bilíngue de Surdos, no Auditório do bloco B da Cidade Universitária. O evento marcou os 20 anos do Decreto Federal 5.626/2005, norma que garante às pessoas surdas o direito ao acesso à comunicação e à educação bilíngue em todos os níveis de ensino.
O seminário, gratuito e aberto ao público, reuniu professores, gestores, pedagogos, profissionais da Educação, comunidade surda e membros da sociedade civil. Os participantes receberam certificado.
Participaram da mesa de abertura o Secretário Executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso; a coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araujo; o supervisor de Ensino, Marcus Vinícius; a representante do CPAI/UFRJ, Cherrine Pires; a diretora do IFF/Macaé, Aurea Yuki; e o coordenador de Educação Bilíngue de Surdos, Wellington Marques.

“É com satisfação que compartilho este momento com vocês, reunidos aqui para aprofundar seus conhecimentos sobre a educação brasileira. A importância da inclusão das línguas na educação infantil, tema que estudamos e debatemos, é fundamental. Dedico meu trabalho a essa temática há muitos anos, e hoje reafirmo meu compromisso com a educação brasileira. Considero este encontro um presente para todos nós, em prol do desenvolvimento de nossa região”, disse Adalmir.

A coordenadora de Diversidade e Inclusão, Nelita Araujo, ressaltou que o encontro promoveu uma retrospectiva da educação de surdos na cidade, desde o funcionamento da antiga escola especial até a consolidação do modelo inclusivo.

“Macaé comemora 20 anos de uma legislação que assegura direitos e consolida uma trajetória de avanços, dos quais temos muito orgulho”, afirmou Nelita.

Coordenador de Educação Bilíngue de Surdos, Wellington Marques destacou que o seminário teve como foco principal discutir metodologias e estratégias para o ensino de Português como segunda língua (L2) para estudantes surdos.

“O objetivo foi refletir sobre como esse ensino vem sendo feito e como precisa ser aprimorado para garantir melhores resultados para nossos alunos”, explicou Wellington.

Ele acrescentou que duas mesas temáticas abordaram tanto a evolução histórica da educação de surdos no município quanto práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue.
Durante o evento, foram apresentados os pontos principais de uma minuta para um futuro projeto de lei sobre a educação bilíngue de surdos em Macaé. Ex-alunos da rede municipal e do IFF também relataram suas experiências educacionais.
O seminário contou ainda com colaboração do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos, apoio institucional do IFF/Macaé, da Comissão Permanente Acessível e Inclusiva (CPAI) da UFRJ/Macaé e do CFCG.
O seminário reforçou o compromisso do município com a inclusão e com o aprimoramento das práticas pedagógicas bilíngues, consolidando Macaé como referência regional na educação de surdos.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.