Itaperuna e Regiao

Macaé celebra Consciência Negra com roda de capoeira, maculelê e samba de roda – Notícias de Itaperuna e Região

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, será celebrado em Macaé, nesta quinta-feira, das 9h às 11h, no Polo de Cultura da Fronteira, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. A comemoração terá Roda de Capoeira dos alunos, com a participação do Grupo Gmac de Capoeira, dos Mestres Anú e Kiko. Vai haver ainda apresentação de Maculelê e de Samba de Roda. Esta data é festejada no Polo há 14 anos (exceto os dois de pandemia de covid-19). O evento é aberto ao público e a outros grupos de capoeira.
 A comemoração conta com a participação dos campeões estaduais da categoria Juvenil, alunos do Polo de Cultura da Fronteira, Larissa Rocha Moreira e Gean Pedreira, que trouxeram para Macaé o Troféu Rio de Janeiro de Capoeira, em outubro. Com esta conquista, eles se classificaram para disputar o Brasileiro e o Pan-Americano de Capoeira. Larissa e Gean concorrem no ranking pela equipe Gmac, de 3 a 5 de dezembro, em São Paulo.
O evento do Polo de Cultura da Fronteira irá acontecer no interior da sede, nas Tendas Culturais, área que está sendo reformada, com a colocação de tendas novas. O coordenador do Polo, Leandro Riscado, ressalta a importância da celebração desta data.
“Comemorando o Dia da Consciência Negra, e através dos Mestres Kiko e Anú, reencontrarmos a nossa força e a nossa luta pela igualdade racial. Nada como a capoeira, que traz a história linda de nossos ancestrais, como esporte, dança e manifestação cultural através dos movimentos, para isso. O Dia da Consciência Negra é dia de reflexão e de respeito”, frisa Leandro.
O Dia Consciência Negra faz referência ao dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil, tendo lutado pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data tem o propósito de ressaltar temas como racismo, discriminação, desigualdade social, exclusão de negros na sociedade e valorizar a cultura afro-brasileira e o protagonismo das pessoas negras. O Polo de Cultura da Fronteira está localizado na rua Dr. Manoel Marques Monteiro, 724, bairro Fronteira.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.