Com o tema central “Macaé pela Igualdade Racial: Memória, Resistência e Futuro”, a Semana da Consciência Negra de Macaé – já iniciada – prossegue até o dia 22 de novembro (sábado), com a realização da Feira Multicultural. O objetivo é fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e a sociedade civil, reafirmando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial. A Semana, que já é reconhecida como uma das mais esperadas do município, tem como ponto alto o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e será marcada pela Caminhada da Igualdade Racial, com o tema “Caminhar é Resistir: Por uma Macaé Antirracista”. A concentração será às 7h15, na Orla da Imbetiba, próximo ao Baobá, com destino ao Museu Legislativo da Câmara Municipal.
O encerramento da Semana, neste sábado (22), também será na orla da Imbetiba, a partir das 14h. A área irá se transformar em um amplo espaço de celebração com a Feira Multicultural “Afro Macaé: Saberes e Sabores”. O público que se prepare, pois o encontro apresenta mostra artística e cultural, contação de histórias, oficina de tranças, feira de empreendedores e culinária afro-brasileira, exposição de arte e apresentações culturais.A expectativa é receber crianças, jovens e adultos moradores e visitantes de Macaé.
Um dos momentos mais aguardados é a Mostra da Beleza Negra com apresentação das categorias infantil (de 4 a 11 anos), juvenil (de 12 a 17 anos) e adulto (acima de 18 anos). A proposta é evidenciar a beleza da população negra e combater a discriminação racial a partir da valorização da identidade, por meio dos traços, modas e cultura dos negros.
Outro objetivo, conforme a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, é destacar a autoestima dos afrodescendentes, a igualdade racial e o combate ao preconceito. A programação deste sábado será finalizada com um show cultural com foco na valorização da cultura do país.
Vale lembrar que, em Macaé, a Semana da Consciência Negra é promovida pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Macaé (SEPPIR) em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social, além de movimentos sociais e entidades locais. A proposta é fortalecer o diálogo entre as políticas públicas e a sociedade civil, reafirmando o compromisso do município com a promoção da igualdade racial.
Sábado – 22/11 | Encerramento, Celebração e Feira Multicultural
Tema Central: Afro Macaé: Saberes e Sabores
Local: Orla da Imbetiba | 14h às 22h
Mostra artística e cultural
Contação de História Afro – Cantinho das Crianças
· Oficina de Trança;
· Exposição de empreendedores negros;
· Feira Culinária;
· Consultoria Culinária com Leila Manhães;
· Exposição de Quadros de Bernado Beraldini (Escravidão)
· Apresentação Cultural: Maracatu
· Mostra Beleza Negra
· Apresentação de DJ – 16h às 18h
· Encerramento: Show Musical às 20h
Toda a programação será gratuita e aberta ao público.


