A 2ª edição do Grand Prix Ana Botafogo foi encerrada no domingo (26) e celebrou a dança em todas as suas formas, na Orla da Praia dos Cavaleiros, reunindo mais de 500 bailarinos em diversas modalidades de dança, onde foram apresentadas 250 coreografias. O festival é patrocinado pela Petrobras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e contou com o apoio da Prefeitura de Macaé. O domingo (26) foi reservado para que os grupos mostrassem as modalidades de jazz, Danças Populares, Sapateado, Danças Urbanas, Dança de Salão e 40+.
Outro momento marcante do dia foi a palestra do dançarino e coreógrafo, Carlinhos de Jesus, que falou um pouco da sua trajetória e também sobre a doença que enfrenta atualmente que o impossibilita de se locomover. Ele ressaltou também a importância da acessibilidade e também da inclusão.
Carlinhos comentou também sobre o fomento para a economia local.
“Um evento como esse não é só importante para o cenário cultural e da dança, mas também para o turismo e comércio, trazendo movimento para cidade”, ressaltou.
Para a bailarina Ana Botafogo, a missão do festival é dar oportunidade aos alunos para se apresentarem.
“Eles tiveram a oportunidade de se aprimorar e ter contatos com bailarinos profissionais, professores, assistiram a workshops, bate-papo, colaborando dessa forma com o desenvolvimento do aluno. Aqui encontramos dança de todos os estilos”, disse.
O evento foi encerrado com a entrega dos Prêmios Especiais do Júri, incluindo categorias como Melhor Bailarino, Melhor Coreógrafo e o cobiçado Grand Prix Ana Botafogo, que oferece premiações em dinheiro, bolsas de estudo e oportunidades de formação.


