A paisagem da orla da Praia de Cavaleiros foi cenário para 500 bailarinos participantes de cerca de 300 apresentações da segunda edição do Grand Prix Ana Botafogo. A programação que já é um destaques da dança no Brasil prossegue neste domingo (26), das 13h às 17h. O festival, gratuito e aberto ao público, recebe equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo. De Macaé, a Escola Municipal de Dança de Macaé, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, participou com mais de 30 alunas em sete coreografias neste sábado (25).
Esta será a primeira participação da Escola Municipal de Dança no Grand Prix. Referências da dança estão na programação, como a idealizadora Ana Botafogo (a primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e que ajudou a difundir o ballet pelo Brasil), Paulo Rodrigues, Vera Aração, Victor Ciattei, João Wlamir,Carlinhos de Jesus e Érica Mendes.No palco, além do talento , a emoção tomou conta dos participantes, que com figurinos sóbrios e intensos, misturaram a expressão, a dança e a poesia.
O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Macaé, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura, Mobilidade Urbana e Saúde e patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Presente na abertura, o Prefeito de Macaé, Welberth Rezende, saudou a todos e agradeceu Guilherme Sargenti, gerente geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos da Petrobras, e aos co-fundadores Juliano Fonseca e Érica Mendes.
Primeiro, agradecer a parceria de todos e agradecer a Ana, que foi a pessoa que emprestou o seu nome, que trouxe história para a gente, de poder estar trazendo um evento dessa magnitude. A Ana Botafogo é a maior bailarina desse Brasil, trazendo o seu nome e consolidando aqui na nossa cidade esse evento, que é o seu Grand Prix. Não existe esse evento em outro local do país. E esta é a segunda edição de muitos que virão, Cada ano, nós vamos escalonar e promover um evento cada vez maior. “Fico feliz em ver parcerias como estas com o Governo federal e outros sucessos de iniciativas locais. Temos e continuaremos com frequência com diversos eventos na cidade, incluindo eventos próprios e em parceria, como o Festival Gastronômico”, ressalta.
Também saúdo o Sargenti, Gerente Geral da Petrobras, um líder com visão que tem desempenhado um trabalho notável. Cumprimento igualmente o Governo Federal pela parceria estabelecida, expressando nossa satisfação em testemunhar a concretização dessas iniciativas. Nossa cidade vivencia intensas atividades ao longo do ano. Em um calendário de 365 dias, promovemos eventos em mais de 200 dias. Esse calendário é diversificado, incluindo eventos inteiramente municipais, como o “Natal Luz” , pontuou.
Para Ana Botafogo é uma honra estar em Macaé. “Que alegria voltar na segunda edição com dança, arte e oportunidades. Que a gente possa ter esse encantamento. Enfim, eu sei que vocês querem ver dança. Eu também estou com o coração aqui palpitando. Vamos descobrir talentos, que tanto nos orgulham. Que bom que a arte da dança pode nos reunir, e desta vez, neste cenário maravilhoso de Macaé”, citou antes de receber homenagem para a mãe Maria Dulce.
Guilherme Sargenti, Gerente da Unidade de Negócios Bacia de Campos salientou que “é um prazer da Petrobras apoiar a cultura, a arte e sobretudo a dança, expressão tão genuína. A Petrobras é brasileira e está cada vez mais comprometida com a cultura local”. No sábado (25), o evento recebeu Mariana Fonseca Marques. Gerente Geral de Operações Submarinas.
Os co-fundadores Juliano Fonseca e Érica Mendes (sócios da escola de dança Âmbar+Ana Botafogo) deram boas vindas aos presentes. “Só temos que agradecer pelo apoio, parceria e por podermos realizar este evento. Neste ano, o festival reforça ainda mais seu compromisso com a inclusão, trazendo ao palco grupos que trabalham acessibilidade e estreando a nova categoria 40+, que valoriza artistas com mais de 40 anos. A ideia é clara: dança é para todos, e todo corpo pode ocupar o palco com beleza e potência”, salientaram.
Participação – A programação oferece ainda workshops e competições com performances de tirar o fôlego.Além de alunas de Ballet Clássico (níveis Preliminar, Básico I, Básico II e Médio), a coreógrafa, bailarina e professora da E. M. Dança, Gabriela Pinheiro, também compete pela escola municipal na categoria Dança Contemporânea Solo Feminino Sênior, apresentando a coreografia ‘Instinto’, de Michel Cordeiro. Essa será a primeira participação da escola no Grand Prix. “É com imensa alegria e orgulho que celebramos a participação das nossas alunas da Escola Municipal de Dança no Grand Prix Andar Botafogo! Ter sete coreografias representando a rede pública de ensino é a comprovação do talento, da disciplina e do esforço diário. Esta participação não é apenas uma competição; é a prova de que a arte e a dança transformam vidas e levam nossos jovens a palcos importantes. Elas são a nossa inspiração!”, disse a secretária de Cultura, Waleska Freire.
Vale lembrar, que na primeira edição, a diretora da E. M. Dança, Cláudia Tenório, foi homenageada pelos anos de contribuição e dedicação à dança em Macaé. “É com grande satisfação que a E. M. Dança está no Grand Prix Ana Botafogo este ano, um evento de relevância nacional que valoriza a arte da dança, a cultura e o talento. A participação de nossas alunas representa o resultado de um trabalho contínuo de formação, dedicação e compromisso com a dança. Momentos como este reforçam a importância da educação artística como instrumento de desenvolvimento humano, disciplina e sensibilidade. Agradeço imensamente à equipe da escola, à coordenadora técnica, Cristine Ximenes, aos professores e aos alunos, por representarem nossa instituição com tanto orgulho e profissionalismo, e ainda aos familiares pelo empenho e companheirismo de sempre”, frisou Cláudia Tenório.
Escola Municipal de Dança
As apresentações da E.M. Dança em solo são de: Alice Manhães Miranda, que emocionou a plateia com ‘clássico de repertório variação feminina infantil – Princesa Florine’, da professora Gabriela Pinheiro; Lavínia Ferreira Cordeiro , ‘clássico de repertório variação feminina Júnior 01- Variação Boneca Coppelia’, de Gabriela Pinheiro; Gessiane Rodrigues Lopes (16), ‘clássico de repertório variação feminina Júnior 02-Paquita’, da professora Luize Helena Pessanha e Gabriela da Silva Garcia ), ‘clássico de repertório variação feminina sênior – Kitri’, de Luize Helena Pessanha.
Na categoria Neoclássico Grupo Junior 02, será apresentada a coreografia ‘Contrastes’ da coreógrafa professora Luize Helena Pessanha. Se apresentarão as alunas: Amanda Berlink Moreira, Ana Clara Couto Silva, Anna Alice Santos Cruz, Dandara Antunes Zarour Rogerio, Érica Santiago Gonçalves, Giovanna Rodrigues Batista Passos, Laura Prata Fernandes, Maria Alice Soares Rocha, Maria Antonia Caetano Lima, Nicolly Adrya da Silva Andrade, Raquel de Souza Figueiredo, Sara Piazza Lacerda, Yasmim Soares de Souza, Alice Medeiros Daher, Isabel de Jesus Oliveira, Nathali Pimenta Laureano, Nina Manhães Drumond e Valentina Correa Cartacho Mello.
Na categoria Neoclássico Grupo Júnior, será executada a coreografia ‘Eclipse’, de Luize Helena Pessanha, pelas alunas Beatriz Rita Miranda Alves, Clara Freixo Alcantara, Gabriela da Silva Garcia, Gabriella Silva Barreto, Gessiane Rodrigues Lopes, Lethicya Beppler Rabello, Maria Alice dos Santo Lima, Rafaela Vianna Pereira.
Participantes de Macaé, além de torcidas com moradores e visitantes de Macaé fizeram questão de movimentar o evento. Entre elas estavam as alunas participantes Dandara Antunes Zarour, Ana Alice Santos Cruz e Nicolly Adrya. “ É muito emocionante tudo que estamos vivendo. Não vamos esquecer deste momento”, comentaram.


