“O livro nasceu da minha própria vivência dentro do abrigo, que é um lugar de refúgio. Ao longo de cinco anos, fui reunindo histórias, sentimentos e aprendizados que refletem o que vi e vivi junto às crianças acolhidas. Espero que as pessoas leiam Além da Acolhida como um chamado para a ação, para olhar o outro com mais empatia e compreender melhor quem está à sua volta”, destacou a autora.
A coordenadora do Solar dos Mellos, Salma Macedo, ressaltou a importância de receber novos autores no espaço cultural. “Esses lançamentos são muito importantes, não só para o Solar, que abriga um acervo relevante da cidade, mas também para incentivar os novos autores do município. Queremos que aqui seja reconhecido como um polo literário, um lugar de referência para lançamentos e doações de obras. Receber novos escritores é sempre um privilégio e uma contribuição valiosa para o acervo municipal”, afirmou.
Entre o público, a emoção e o orgulho eram visíveis, como para Adilene Pacheco, que falou da expectativa sobre o livro. “Sei que a autora é uma pessoa muito sensível e que o livro vai nos ajudar a ter uma visão diferenciada para as crianças que precisam da gente e se encontram em alguma situação de vulnerabilidade. Vamos aprender muito com essa leitura, uma sensibilização muito importante para toda a sociedade”, comentou.
O Café Literário é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Macaé que busca aproximar escritores e leitores, valorizando a produção literária local.


