A Semana da Consciência Negra vai acontecer em Macaé entre os dias 17 a 22 de novembro com diversas ações, que serão definidas. O objetivo é promover um espaço de diálogo e articulação entre poder público, movimentos sociais e instituições do município.
“A Prefeitura reforça o convite à população para participar das discussões e contribuir com propostas que valorizem a memória, a cultura e os direitos da população negra”, destacou a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio.
A programação da Semana da Consciência Negra também visa promover a reflexão sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil, além de valorizar a cultura, a história e as contribuições do povo africano e afrodescendente para a sociedade brasileira.
Também visa promover a reflexão sobre o racismo e a desigualdade social no Brasil, além de valorizar a cultura, a história e as contribuições do povo africano e afrodescendente para a sociedade brasileira. Essas atividades servem como um espaço de reparação histórica e mobilização para a luta antirracista, buscando garantir a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade.
Data- O Dia da Consciência Negra é uma data dedicada à reflexão sobre o racismo, a discriminação racial e as desigualdades enfrentadas pela população negra no Brasil e no mundo. Além disso, busca-se valorizar as contribuições culturais, econômicas e políticas da comunidade negra.
A Semana da Consciência Negra é tradicionalmente celebrada no mês de novembro e marca o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. O Centro Cultural Rinha das Artes é localizado na Rua Dr. Júlio Olivier, 633, Centro.