Itaperuna e Regiao

Defesa Civil segue em prontidão no combate ao incêndio na serra macaense – Notícias de Itaperuna e Região

A Secretaria Executiva de Defesa Civil de Macaé segue em prontidão na serra macaense em virtude do combate ao incêndio em alta proporção na vegetação, que abrange as localidades de Frade, Trapiche e Córrego do Ouro. Diante do cenário, o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) acionou o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Macaé.

De acordo com registros, o incêndio na vegetação em Trapiche próximo à ponte foi controlado e em outras localidades nas áreas próximas à pista também. Em Córrego do Ouro, o combate está sendo efetuado pelo Corpo de Bombeiros em pontos próximos à área residencial. Mesmo com o controle, as equipes da Defesa Civil estão em alerta para atuar nas ocorrências necessárias As causas ainda não foram identificadas, mas o tempo seco pode ter contribuído.

De acordo com o Secretário Executivo da pasta, Joseferson de Jesus, “a colaboração da população é fundamental para prevenir e proteger vidas, o meio ambiente e também o patrimônio natural de Macaé”.

Vale lembrar que o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) atua como setor estratégico que apoia a Defesa Civil na análise das condições do tempo, emitindo alertas, orientações e dados essenciais para prevenção, mitigação e preparação para desastres.

O CMO é fruto de uma parceria inovadora entre a Prefeitura de Macaé (SEDEC-Macaé), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A operação do centro é realizada por profissionais da Defesa Civil. Em caso de fumaça, foco de incêndio ou emergência entre em contato com a Defesa Civil, por meio dos telefones 199 ou pelo whatsapp (22) 99103-4275.

Dicas:

  • Não iniciar queimadas, principalmente próximo a áreas de vegetação;
  • Não queimar lixo, terrenos ou pastagens;
  • Não jogar bitucas de cigarro na mata, nas ruas ou em beira de estradas;
  • Ao fazer trilhas, evite acender fogueiras. Caso precise fazer uma, certifique-se de limpar a área, de forma que não tenha nenhum material inflamável em volta e nunca abandone o fogo antes de apagá-lo.
  • Hidratar com a ingestão de bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede.
  • Evitar atividades físicas e exposição ao sol, principalmente entre 11h e 15h, quando o tempo está mais seco e quente.
  • Umidificar o ambiente usando umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água em locais fechados.
  • Proteger as vias respiratórias utilizando soro fisiológico para hidratar o nariz e os olhos.
  • Abrir as janelas para melhorar a circulação do ar e manter o ambiente ventilado.
  • Evitar locais fechados e cheios, pois em períodos de baixa umidade, locais com muitas pessoas podem intensificar os sintomas respiratórios.
Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.