Na abertura oficial o presidente da Associação Brasileira de Ouvidorias – Seção Rio de Janeiro (ABO-RJ), Rui Maldonado elogiou o trabalho de Macaé. “Mais um encontro. Crescemos, sofremos e evoluímos. Cada vez mais o Instituto da Ouvidoria avança em todo estado, de norte a sul. Contamos com Macaé, que tem a Ouvidoria altamente premiada e é uma das mais importantes e experientes. A Ouvidoria de Macaé cumpre seus conceitos e cria diferenciais no cumprimento do trabalho, se destacando na região com alta performance”, salientou.
Satisfeito com o prêmio, o Controlador Geral da Prefeitura de Macaé, Edilson Santana, ressaltou o papel estratégico da Ouvidoria. “O controle interno, função primordial da Controladoria Geral, precisa cada vez mais se aproximar da população. É a Ouvidoria essencialmente que está capacitada e operacionaliza esta ação, ela representa o cidadão no acompanhamento do serviço público prestado e na necessidade de melhoria da qualidade do mesmo. A premiação recebida aponta que Macaé está no caminho certo e tem investido cada vez mais nesta proximidade entre a execução do serviço público e o controle social.”
Com o prêmio em mãos, a Ouvidora Geral do município, Denize Maria da Silva Tavares Neto, que estava acompanhada pela equipe de profissionais do Sistema Municipal de Ouvidorias, pontuou a importância de mais esta conquista. “A iniciativa reforça o compromisso de Macaé com a inovação e a excelência na escuta da população, consolidando a Ouvidoria como um canal essencial para a participação cidadã e o fortalecimento da governança pública”, comentou.
Já Alex Xavier ressaltou que “a Ouvidoria atuou diante da implementação de um modelo de atendimento humanizado e eficiente, garantindo respostas mais ágeis e soluções concretas para as demandas”. A presidente da ABO nacional, Adriana Alvim destacou que “a Ouvidoria no Rio de Janeiro é vanguardista e se destaca sendo estratégica e voltada para integração, resolução, equilíbrio, tecnologia e humanização”.
Mais prêmio – Recentemente, a equipe também foi premiada em primeiro lugar no concurso de boas práticas da Rede Nacional de Ouvidorias pelo projeto “A atuação da Ouvidoria Pública como ferramenta interdisciplinar na garantia do processamento de denúncias de assédio, discriminação, intolerância religiosa e racismo”.
A iniciativa incluiu ações educativas, como a criação de um Protocolo Operacional Padrão (POP) para o tratamento de denúncias e a proposta de um decreto municipal para garantir proteção aos denunciantes. O POP está em funcionamento, promovendo maior controle e celeridade na resolução dos casos.
Programação – O VII Encontro Estadual de Ouvidores do Rio de Janeiro contou com a participação de Ouvidorias de municípios como Rezende, Rio Bonito, Petrópolis além de palestrantes e integrantes da Associação Brasileira de Ouvidorias (ABO/RJ). Também foram ministradas as palestras “Saúde Mental no Trabalho: Aspectos legais e psicológicos”, “Agenda 2030 da ONU e o papel das Ouvidorias”, além do painel “Ouvidorias Municipais: Cidades mais participativas e Humanizadas”.


