Itaperuna e Regiao

Setembro Amarelo na ESF do Visconde celebra a vida com cuidado e acolhimento – Notícias de Itaperuna e Região

Como uma salada de frutas que reúne sabores, cores e afetos, o Setembro Amarelo na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Visconde foi temperado com memórias, cuidado, união e acolhimento. Na manhã desta quinta-feira (25), pacientes e profissionais se encontraram para refletir sobre a valorização da vida, cada um levando uma fruta que remetia à alegria, à família, ao amor e à esperança — ingredientes essenciais na prevenção ao suicídio.

O evento foi um convite à escuta e ao acolhimento, conduzido por uma dinâmica afetiva: cada participante compartilhou uma memória emocional ligada à fruta que levou. A frase “Cuidem-se bem. Vocês são importantes” repetida várias vezes pela nutricionista Antônia Zilda Sales de Freitas ecoou entre os presentes, reforçando o propósito da campanha Setembro Amarelo que mobiliza o país para falar sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.
O fisioterapeuta Keltter dos Santos Souza apresentou uma salada com uva, maçã e morango, destacando o valor do coletivo: “Estamos todos juntos nesta vida e o coletivo é muito importante para nos fortalecer”, disse.
Após a dinâmica, os participantes assistiram a uma palestra com a médica da ESF, Rafaela de Sá Pessanha, e o psiquiatra Fernando Rodrigues Ribeiro, da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde. A manhã também contou com uma apresentação cultural do coral da unidade, conduzido pela fonoaudióloga Luciana Aguilar, que emocionou e animou os presentes.
A gerente da ESF, enfermeira Maria Renata da Silva, organizou o evento junto com a equipe multidisciplinar. A agente comunitária, Rosana Cruz Barbosa Feliciano, disse que, na ESF, o cuidado começa na comunidade a partir do trabalho dos agentes comunitários. A unidade atua na Atenção Básica com serviços de Clínica Geral, Saúde da Mulher, fisioterapia, nutrição, psicologia, suporte de assistência social e vacinação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com coleta de sangue às segundas, a partir das 7h. A unidade conta, ainda, com suporte da rede pública municipal de saúde para os encaminhamentos de outras especialidades.
A vereadora Manuela Rezende esteve presente e reforçou a importância da conscientização coletiva: “Cada um precisa saber que não está sozinho. Por isso, tiramos sempre um tempo para refletirmos juntos sobre a valorização da vida, como este momento aqui hoje, muito importante”.
Ao final do encontro, os profissionais divulgaram o número do Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece atendimento gratuito e sigiloso pelo telefone 188 — disponível 24 horas por dia, todos os dias. Para mais informações, acesse: www.cvv.org.br.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.