Itaperuna e Regiao

LIRAa do município registra estado satisfatório de baixo risco – Notícias de Itaperuna e Região

A atuação efetiva da Prefeitura de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, no combate ao Aedes aegypti, foi constatada na melhora do Índice de Infestação Predial (IIP) da cidade, que passou de 1,8% em maio, para 0,8%, em setembro. A condição é considerada, pelo Ministério da Saúde, um estado satisfatório de baixo risco.

“O LIRAa é um importante instrumento de monitoramento e a queda no índice é reflexo do intenso trabalho realizado por toda nossa equipe, que vai desde a ação de educação em saúde nas escolas, a visitas domiciliares e mutirões realizados em toda Macaé. Vale ressaltar que, com a chegada da primavera, há um aumento de chuvas. Sendo assim pedimos atenção redobrada da população nos cuidados com possíveis criadouros do mosquito, para que assim, consigamos manter esse baixo índice do LIRAa”, reforça o gerente de Vigilância Ambiental, Julinho Antunes.

Julinho explica que o Ministério da Saúde classifica os dados em três categorias: até 1%, o nível é satisfatório. De 1% a 3,9%, a situação é de alerta. Já superior a 4%, há risco de surto de dengue.
O terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa), foi realizado na primeira quinzena de setembro. Dos 191.688 imóveis visitados rotineiramente por ciclo na cidade, o LIRAa amostrou 6.064 imóveis dos quais 43 foram positivos para Aedes aegypti e 20 para Aedes albopictus. Os imóveis foram distribuídos em 15 estratos abrangendo todas as 38 localidades comportadas nos 28 bairros considerados dentro do perímetro urbano, sendo que em 15 localidades foram encontrados focos do Aedes aegypti dentro dos imóveis.
A pesquisa apontou ainda que os depósitos positivos predominante no município foram os ao nível do solo como caixa d’água, tambor e tonel com percentual de 26,8%, seguido dos depósitos móveis, vasos, pratos de vasos de plantas e garrafas com 33,9%, juntos atingindo 60,7% dos criadouros positivos.

“Diante dos resultados, é fundamental que a população continue tomando todos os cuidados para prevenção contra o mosquito e não deixe água parada nos quintais, além do descarte correto de lixo. É essencial que todos se engajem nessa luta”, reforçou Antunes.

Para reforçar o trabalho de combate ao Aedes aegypti, a Gerência de Vigilância Ambiental irá intensificar as ações educativas com ênfase nas escolas, órgãos públicos, empresas e meios de comunicação com instruções de combate ao vetor, além de mobilização social nos bairros com altos índices, reforçar os cuidados nos períodos que antecedem os feriados e capacitação continuada com os profissionais que atuam na gerência.

LIRAa – O LIRAa é uma ferramenta de mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti que identifica os criadouros predominantes, a situação de infestação do município, e consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. O trabalho, que é feito por amostragem, é realizado durante cinco dias.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail [email protected] ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.