Itaperuna e Regiao

Agentes da Prefeitura e brigadistas voluntários combatem incêndios na APA Gericinó Mendanha – Notícias de Itaperuna e Região

Em um fim de semana de calor intenso, com temperaturas próximas aos 40ºC, equipes da Guarda Municipal Ambiental de Nova Iguaçu e brigadistas voluntários controlaram dois incêndios florestais de grandes proporções na Área de Proteção Ambiental (APA) Gericinó Mendanha. Foram atingidos aproximadamente 80 hectares de vegetação.

O primeiro começou na madrugada de sábado (20), na região do Caonze, no Centro. O fogo avançou rapidamente em direção ao Cruzeiro no domingo (21). A baixa umidade do ar, as altas temperaturas e o relevo irregular aceleraram a propagação das chamas, que ameaçavam residências. Somados, o combate durou mais de 24 horas, com as chamas sendo completamente extintas na madrugada de segunda-feira (22).

“Conter o fogo foi um grande desafio devido à extensão das chamas. Além de se alastrarem rapidamente, estavam intensas. A união da Guarda Ambiental com os brigadistas foi, sem dúvida, essencial. Graças à atuação dos voluntários, conseguimos reduzir significativamente os impactos do incêndio”, diz Carlos Januzzi, agente da Guarda Municipal Ambiental e coordenador da Brigada Florestal.

O trabalho preventivo realizado anteriormente foi decisivo para o sucesso da operação. Nas últimas semanas, brigadistas abriram faixas limpas na mata e criaram estradas de acesso ao topo do morro, facilitando a chegada das equipes para contenção das chamas.

As secretarias municipais de Defesa Civil e Agricultura e Meio Ambiente oferecem, em parceria, cursos de formação para a Brigada Florestal voluntária. Em 2025, quatro turmas já foram formadas, e novas inscrições serão abertas em 2026, com divulgação pelos canais oficiais da Prefeitura.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.