Itaperuna e Regiao

Plantio de árvores transforma Cidade Universitária em espaço mais verde e acolhedor – Notícias de Itaperuna e Região

O projeto de arborização da Cidade Universitária de Macaé vem ganhando destaque pela sua contribuição ao bem-estar da comunidade acadêmica e ao embelezamento do espaço. A ação é promovida pela Secretaria Municipal Executiva de Ensino Superior, em parceria com a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Clima e a Secretaria de Infraestrutura, que já havia implantado o novo gramado na área.
Mesmo antes da conclusão total do projeto, os efeitos já são visíveis. Alunos têm utilizado o gramado para momentos de descanso após o almoço. A cena remete ao ambiente de grandes universidades nacionais e internacionais e tem sido motivo de elogios por parte da comunidade acadêmica.
A secretária municipal de Ensino Superior, Iza Vicente, destacou a boa receptividade. “Já recebemos diversos comentários positivos dos estudantes que utilizam o espaço diariamente. Eles relatam que o ambiente arborizado tornou o convívio mais agradável e acolhedor, e como gestora e ex-aluna eu não poderia estar mais realizada”, comentou Iza.

Mais que bonito, sustentável!
Além da estética, há um impacto direto no clima local. Segundo pesquisa internacional com participação da USP, áreas verdes podem reduzir em até 5 °C a temperatura do ar em ambientes urbanos. O estudo, baseado na revisão de 202 artigos científicos, comprova que espaços como parques e jardins têm papel fundamental no enfrentamento do aquecimento das cidades.
Com isso, a arborização da Cidade Universitária não apenas melhora o conforto térmico, mas também fortalece a sustentabilidade do município.
Outro diferencial da iniciativa é a criação de uma área específica para montagem de tendas provisórias e realização de eventos. Hoje, muitos deles acontecem no estacionamento, o que gera impactos negativos. A partir de agora, será possível realizar atividades em contato direto com a natureza, de forma mais harmônica e sustentável.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.