Na ocasião, ele destacou questões relevantes sobre o curso. “A Defesa Civil abrange cinco fases de atuação. São elas: prevenção contínua, mitigação, preparação, resposta e recuperação. A gestão de riscos também é essencial”, pontuou ao apontar dados da Lei 14.750 de 2023, cuja previsão é “aprimorar os instrumentos de prevenção de acidentes ou desastres e de recuperação de áreas por eles atingidas, as ações de monitoramento de riscos de acidentes ou desastres e a produção de alertas antecipados”.
As aulas serão ministradas pela equipe formada pelos técnicos Régis de Lima (coordenador), Eduardo Lopes (coordenador) e Stênio Vieira. Entusiasmada, a participante Patrícia Timóteo destacou que “o curso será essencial para atuar no Engenho da Praia, junto à comunidade e transmitir os conhecimentos aprendidos”. Já o também integrante Thiago Ribeiro afirmou que está animado. “Posso fazer a diferença na área do meu trabalho e junto aos meus amigos e familiares”, comenta.
A prática de Primeiros Socorros será no dia 1º de outubro e de Combate a Incêndio no dia 15 de outubro. No final do curso haverá entrega de certificados e da carteira nacional de voluntário da Defesa Civil, com validade por dois anos. Eles podem atuar como voluntários em ações como: Identificação e monitoramento de áreas de risco; orientação e educação da comunidade sobre prevenção; auxílio em ações de socorro e assistência; organização e distribuição de materiais de ajuda humanitária e apoio na recuperação de áreas danificadas.