A X Jornada da Orientação Pedagógica, com o tema “Histórias, conexões e aprendizagens significativas”, está com inscrições gratuitas abertas por meio deste link. O evento realizado pela Coordenadoria de Orientação Pedagógica da Superintendência Pedagógica, vinculada à Secretaria Executiva de Educação Básica de Macaé, tem como público-alvo professores, orientadores pedagógicos, diretores, orientadores educacionais, supervisores e educadores em geral.
A X Jornada da Orientação Pedagógica está sendo organizada em parceria com o Centro de Formação Professora Carolina Garcia, entidade municipal que desenvolve atividades de formação continuada voltadas a profissionais da educação macaense. O evento ocorrerá no dia 24 (próxima quarta-feira), das 8h às 17h, no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária de Macaé. As responsáveis da Coordenadoria da Orientação Pedagógica pela X Jornada são Maurilea Rodrigues e Débora Cardoso.
De acordo com as responsáveis, o evento é organizado todos os anos para proporcionar troca de experiências, reflexão e fortalecimento do trabalho coletivo em prol da qualidade da educação, por meio da abordagem de temas essenciais da prática pedagógica, a fim de alinhar diretrizes para uma escola mais inclusiva, transformadora e humanizadora. O objetivo é valorizar o papel do orientador pedagógico como profissional saudável, resiliente e entusiasmado diante dos muitos desafios da educação.
Programação
8h30 – Recepção, acolhimento e credenciamento
9h – Abertura
9h30 – A ludicidade e o Encantamento da Leitura
Profa. Mônica Reis, pedagogia pela Universidade Cândido Mendes, pós-Graduação em Orientação Educacional e Pedagógica, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional e ABA pela Faveni; contadora de histórias que busca levar o encantamento da leitura para as crianças.
10h30 – Conexões que Cuidam: saúde mental nos caminhos de Vida
Prof. Dr. Helvo Slomp (UFRJ Macaé), investigações nas intercessões entre os campos da psicossociologia e da saúde coletiva, saúde mental e práticas integrativas e complementares em saúde. Pesquisas tomadas como processos de interferência dobrada, dos/as pesquisadores/as no campo e no campo nos/as pesquisadores/as. Tais processos, de subjetivação e construídos coletivamente e na cotidianidade, são tomados como cenários investigativos de produções de existências outras e também passíveis de genealogias, já que operam em franco compartilhamento da produção de vida e conhecimento entre todos os que circulam em tais cenários.
13h – Apresentação cultural
13h30 – A Neurociência do aprendizado e da memória
Prof. Dr. Henrique Rocha Mendonça (UFRJ Macaé), docente graduado em Biomedicina na UFF, com mestrado e doutorado em Neuroimunologia na UFF, com período sanduíche na Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos. Professor Adjunto da UFRJ Macaé desde 2015. É professor Orientador dos programas de Pós-graduação em: Medicina: Anatomia Patológica, e Multicêntrico em Ciências Fisiológicas. Em 2018 e 2019 foi professor visitante no
departamento de Neurofarmacologia da Universitá Degli Studi di Firenze, na Itália. É Jovem Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ.
15h30 – A Inteligência Artificial e o aprendizado da docência e discência
Prof. Dr. Matheus Ferreira de Barros (UFRJ Macaé)
Graduado em Engenharia de Produção pela UFF (2013), possui mestrado em Metrologia (2015) e em Filosofia (2018), ambos pela PUC-Rio. É doutor em Filosofia pela PUC-Rio (2024), com experiência como pesquisador visitante no Institute for Science in Society da Radboud Universiteit (Holanda, 2021-2023). Atualmente, é professor no Instituto Politécnico da UFRJ e professor permanente no programa de Pós-graduação em Clima e Energia da UENF. É membro titular do Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ (2023-2026). É membro do Grupo de Trabalho de Filosofia da Tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) e da Society for Philosophy and Technology. Sua experiência profissional abrange a análise de viabilidade econômico-financeira de projetos e o desenvolvimento de modelos
quantitativos aplicados a energias renováveis, administração pública e saúde. Seus interesses de pesquisa incluem Filosofia Contemporânea, História e Filosofia das Ciências e da Tecnologia, Pesquisa Operacional e Energias Renováveis.
17h – Agradecimentos e encerramento