O Mutirão da Renegociação do Consumidor foi encerrado com êxito nas negociações e atendimento de cerca de 500 consumidores durante três dias de programação. Nesta sexta-feira (12), 210 pessoas foram atendidas na tenda especial montada na Praça Washington Luís. Em virtude da programação que ocorreu na semana em que se completa 35 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, esteve em Macaé acompanhando o trabalho.
Na ocasião, ele foi recebido pelo vice-prefeito, Dr Fabiano Paschoal, o Secretário Executivo de Defesa do Consumidor (Procon/Macaé), Celso Mussi e a presidente da Comissão de Assistência Social e Defesa do Consumidor, a vereadora Mayara Rezende. O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, elogiou a programação realizada em Macaé. “O número de atendimentos foi inédito. Estamos próximos à população. A parceria com Macaé foi maravilhosa. estrutura e a equipe estão de parabéns e com certeza iremos retornar com outros eventos, como a Ação Consumidor Social com a atendimentos jurídicos de defesa do consumidor, emissão de documentos e adesão à Tarifa Social de serviços públicos. Agradeço ao Prefeito Welberth Rezende, ao vice-prefeito, Dr Fabiano e ao secretário Celso Mussi pela parceria significativa, pois estamos possibilitando acesso à população, que muitas vezes não sabe da oportunidade de renegociar”, pontuou.
Satisfeito com o resultado positivo do Mutirão, o vice-prefeito Dr Fabiano Paschoal ressaltou que a programação evidencia que no município “o consumidor tem voz”. “O trabalho do município é incansável, mas possibilitar e registrar q)ue os consumidores podem regularizar as pendências financeiras é uma parceria de fundamental importância junto ao Governo do Estado”, salientou.
O Secretário Executivo de Defesa do Consumidor (Procon/Macaé), Celso Mussi comentou que o Mutirão foi um sucesso. “Não iremos parar. Agradecemos a parceria e o trabalho da equipe. A iniciativa é voltada aos consumidores que desejaram negociar débitos, a partir da oferta de condições especiais, auxiliando na regularização financeira das famílias, e também no fomento do comércio local”, esmiuçou.
Representando a da Comissão de Assistência Social e Defesa do Consumidor, Mayara Rezende falou que “o Mutirão da Renegociação do Consumidor contribui de forma positiva com a população quanto ao atendimento e também às políticas públicas voltadas ao consumidor”.
A consumidora Maraiza Martins aprovou a ação. “Tive a oportunidade de negociar uma dívida de forma muito expressiva”, ressaltou.
Confira os números por dia de mutirão:
Primeiro dia do Mutirão 10/09 (quarta):
Atendidos: 146
Renegociações: 66
Pedidos de Info: 25
Ausência de proposta: 10
Maior Porcentagem de desconto: 97%
Valor inicial: 17.414,06
Valor do acordo: 542,38
Maior Valor negociado:
Valor inicial: 116.439,64
Valor do acordo: 10.080,00
Segundo dia do Mutirão 11/09 (quinta):
Atendidos: 124
Renegociações: 77
Pedidos de Info: 18
Ausência de proposta: 12
Maior Porcentagem de desconto: 99,9%
Valor inicial: R$ 441.542,97
Valor do acordo: R$ 441,52 – Itaú
Maior Valor negociado:
Valor inicial: R$ 441.542,97
Valor do acordo: R$ 441,52 – Itaú
Terceiro dia do Mutirão 12/09 (sexta):
Atendidos: 210
Renegociações: 134
Pedidos de Info: 30
Ausência de proposta: 22
Maior Porcentagem de desconto: 99%
Valor inicial: R$ 21.734,00
Valor do acordo: R$ 217,35
Maior Valor negociado:
Valor inicial: R$ 178.161,06
Valor do acordo: R$ 2.950,00
Fórum
Em comemoração aos 35 anos do Código de Defesa do Consumidor, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor , o Procon-RJ com a parceria da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor da Prefeitura de Macaé (Procon/Macaé) irá realizar nesta segunda-feira (15), o Fórum Regional Norte Fluminense-Macaé. A programação será realizada no Hotel Royal, das 8h30 às 14h30 e contará com palestras específicas que serão ministradas especialistas e técnicos, representantes de Macaé e da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, além da Secretária de Estado de Defesa do Consumidor.
O Fórum vai destacar abordagens como proteção, orientação, inovação, consumo consciente;superendividamento e o papel das instituições no fortalecimento dos direitos do cidadão. Com o tema central “35 anos do CDC: avanços e desafios”, o encontro será uma oportunidade de diálogo entre autoridades, profissionais e a sociedade civil. Os participantes receberão certificados que serão emitidos pela Escola Estadual de Defesa do Consumidor.