Itaperuna e Regiao

Macaé sedia Fórum Regional de Conselheiros Tutelares – Notícias de Itaperuna e Região

O município de Macaé sedia, até domingo (14), o 88º Fórum Permanente de Conselheiros Tutelares. O encontro, que foi aberto na manhã desta sexta-feira (12), no auditório do Hotel Royal, conta com o apoio da Prefeitura de Macaé. A realização é da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ). O evento foi aberto com uma apresentação musical dos alunos do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. O Fórum Permanente de Conselheiros Tutelares é um espaço de encontro e articulação entre conselheiros de toda a região, com o objetivo de discutir, promover e garantir os direitos da criança e do adolescente.
A mesa de abertura contou com as presenças do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Daniel Raony; do presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Macaé (CMDDCA), Leandro da Silva; da presidente da ACTERJ, Nailá Cristina; da Conselheira Tutelar de Macaé, Elaine Alves; do Coordenador Regional do Norte Fluminense, Gustavo Meneses; e da vereadora de Macaé, Leandra Lopes.
“A troca de experiências, aqui reunida, representa um grande enriquecimento para nós. Os conselheiros tutelares desempenham um papel fundamental na proteção de crianças e adolescentes. É nossa responsabilidade prover os recursos necessários para que os conselheiros exerçam suas funções com a autonomia que lhes é conferida. Em Macaé, buscamos cumprir essa missão. É fundamental que não percamos o foco no nosso objetivo maior: proteger as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, garantindo seus direitos”, disse Daniel Raony.
“É uma honra poder compartilhar este momento e receber o apoio de tantas pessoas que colaboraram para sua realização. Estamos reunidos aqui porque acreditamos na resolução e reintegração de pessoas. Estamos falando de esperança”, afirmou a vereadora Leandra Lopes, presidente da Comissão Cidadania da Infância e Juventude da Câmara Municipal de Macaé.
Leandra acrescenta que, o tema central deste encontro aborda justamente essa interconexão, desde a esfera municipal, no âmbito do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, até a instância estadual.
“A cada encontro trimestral, renova em nós a esperança de progredir. E sabemos que só podemos avançar juntos”, destacou.
“Desejo que tenhamos esta formação continuada, para que possamos compartilhar nossos conhecimentos com os municípios. Espero que esta formação seja abrangente e eficaz”, ressaltou Gustavo Menezes. “Acredito que a nossa força reside na união. Desejo que aproveitem cada dia, cada minuto. Buscaremos resgatar e compartilhar um pouco de nossa história, valorizando a todos nós”, finalizou Nailá Cristina.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.