Com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, alunos, professores e gestores do Ciep Maringá receberam nesta quinta-feira (11) a equipe da Unidade de Estratégia de Saúde da Família, do Campo D´Oeste, que realizou uma série de atividades do Programa Saúde na Escola (PSE).
Ao longo da manhã as crianças e adolescentes do terceiro ao nono anos, da escola puderam participar de diversas dinâmicas e palestras acerca de variados assuntos como alimentação saudável, prevenção da violência em cultura de paz, saúde mental, redes sociais, entre outros.
A enfermeira e gerente da ESF do Campo D´Oeste, Emília da Costa Moreira Falcão, ressaltou que também foi feita uma verificação prévia dos cartões de vacinação dos alunos.
“Hoje estamos atualizando a caderneta dos alunos e estamos ofertando as vacinas contra febre amarela, hepatite B, antitetânica, tríplice viral, ACWY e HPV”, disse.
As atividades fazem parte dos eixos temáticos do PSE, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral dos estudantes, articulando ações de saúde e educação para melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes dentro e fora da escola.
A responsável pelo PSE, Thaís Coelho, lembra que o município possui 58 escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola.
“O PSE é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, criada com o objetivo de promover a saúde e o bem-estar dos estudantes, integrando ações de saúde à rotina escolar”, explicou.
Ela acrescenta que o programa envolve várias atividades nas escolas, como palestras, oficinas, ações de promoção de saúde e a presença de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e dentistas, para orientar os estudantes e os profissionais da educação.
A diretora geral da escola, Gabriela Franklin Laurindo, falou da importância de parcerias para fortalecer o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola.
“A escola é um local de saberes e quando recebemos os profissionais da saúde neste espaço transforma o cotidiano escolar e promove uma interação com os temas já abordados em sala de aula pelos professores. E hoje agradecemos a convergência desses temas com as necessidades da escola. Como cultura da paz e alimentação saudável que são fundamentais. A alimentação inadequada tem impacto significativo na saúde da população, especialmente nas áreas periféricas. Embora a escola já ofereça merenda escolar com foco na alimentação saudável, a parceria pedagógica contribui para o cumprimento do papel da escola”, pontuou.