Ícone do site ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Do campo para a escola: produção rural de Macaé abastece merenda escolar com alimentos frescos – Notícias de Itaperuna e Região

Nesta segunda-feira (8), cerca de 13 toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares de Macaé foram recebidas no galpão da Secretaria Municipal de Agroeconomia, localizado no Parque de Exposições. Esses alimentos fazem parte da logística semanal de distribuição da merenda escolar, que abastece 110 unidades da rede pública municipal.
De acordo com o secretário de Agroeconomia, Carlos Paes de Figueiredo, a entrega é programada semanalmente conforme o cardápio escolar. A secretaria disponibiliza apoio técnico e logístico, com uso de 12 máquinas agrícolas no auxílio ao plantio e escoamento da produção.
“A ação é parte de um programa contínuo da Prefeitura de Macaé, que fomenta a economia rural local, gera renda para mais de 130 famílias e garante alimentação fresca e variada para milhares de alunos. O compromisso é garantir não só o abastecimento, mas a qualidade dos alimentos, respeitando as necessidades nutricionais dos alunos e a capacidade produtiva das famílias do campo”, afirmou o secretário.

Recorde na produção de feijão preto
O subsecretário Júnior Martins destacou que o mês marcou um feito importante para a agricultura local. “Batemos o recorde de produção de feijão preto, com mais de 50 toneladas colhidas nesta safra. O feijão chega ao galpão na próxima semana e permitirá o atendimento das escolas”, disse.

Logística estruturada e controle de qualidade
Segundo a nutricionista Tiani Ribeiro, da Secretaria de Agroeconomia, o processo de recebimento e separação dos alimentos é cuidadosamente planejado. A Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação (Semed) envia semanalmente uma previsão do cardápio, com base na qual os gêneros são solicitados aos produtores locais, respeitando a ordem de classificação da chamada pública.
“Os produtos são entregues no galpão toda segunda-feira, onde são higienizados, organizados por escola e armazenados em ambiente climatizado, com uso de câmara frigorífica. A entrega nas escolas acontece sempre às terças-feiras”, explicou Tiani.
Para manter a qualidade dos alimentos, a secretaria adquiriu recentemente 2.500 caixas plásticas empilháveis, garantindo a integridade física e higiênica dos produtos. A recepção é realizada por nutricionistas, que inspecionam rigorosamente os itens recebidos.

Diversidade e segurança alimentar
Entre os principais alimentos fornecidos estão aipim, abóbora, abobrinha, beterraba, banana (em diversas variedades), abacate, caqui, laranja, tangerina, feijão preto, ovos caipiras, além de uma grande variedade de hortaliças como couve, alface, espinafre, além de brócolis, repolho, pepino, e temperos frescos como salsa, cebolinha e alho-poró.
Segundo a secretaria, a iniciativa permite que Macaé fortaleça a economia do campo, incentive a produção familiar e promova uma alimentação escolar saudável, local e sustentável para os estudantes da rede municipal.

Sair da versão mobile