As alunas Maria Eduarda Nascimento e Manuela Carvalho, ambas de 12 anos, da Escola Municipal Neuza Maria, tiveram uma manhã diferente no Solar dos Mellos, no Centro de Macaé. Elas participaram de uma filmagem feita pela equipe do Instituto Ayrton Senna, que mantém uma parceria com a prefeitura, por meio do Plano de Aceleração da Educação Municipal, com o Projeto Acelera Brasil.
A filmagem envolve o patrimônio histórico da cidade, um assunto que foi trabalhado na sala de aula da turma de correção de fluxo que faz parte do projeto.
“Essa é a primeira vez que venho ao Solar e o que mais gostei aqui foi ver o uniforme do Coronel Sizenando, que foi prefeito de Macaé. Esse projeto é muito importante e ajuda a acelerar meus conhecimentos”, comenta Maria Eduarda, enquanto observa a colega gravar seu depoimento.
Segundo a diretora da escola, Ana Paula Barreto, na parte da tarde, a equipe de filmagem vai à sede da escola, produzir imagens com todos os alunos da turma.
“Temos duas turmas de correção de fluxo, e apenas uma delas faz parte do Projeto Acelera, com 15 alunos de 10 a 13 anos, dos terceiro, quarto e quinto anos de escolaridade. Será um documentário de 10 minutos que vai ser levado para o Ministério da Educação. Esse tipo de atividade é muito importante, pois valoriza o trabalho, o desenvolvimento dos alunos. Além da Escola Maria Neuza, a Wolfango Ferreira também vai fazer essa filmagem específica, mas em outro ponto histórico da cidade”, explica a diretora.
O Plano de Aceleração da Educação tem a finalidade de fortalecer a formação e o desenvolvimento para ambientação das salas de aula formadas por alunos com defasagem de idade ou de aprendizagem. A proposta é fortalecer a alfabetização, reduzir a defasagem idade-série e aprimorar a aprendizagem por meio de ações voltadas para professores, gestores e estudantes. Ao todo, 53 escolas participarão da iniciativa, que incluirá a distribuição de mais de 1.500 livros pedagógicos.
Projeto do Instituto Ayrton Senna
Tendo parceria firmada com a prefeitura de Macaé em abril deste ano, o Acelera Brasil tem como base garantir o avanço de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em distorção em uma proposta de aceleração de aprendizagem para estudantes do 3º ao 5º ano. Ao participarem, os alunos aprendem o suficiente para recompor as aprendizagens de até dois anos escolares, tendo mais condições para seguir em sua trajetória escolar, ao mesmo tempo em que resgatam a autoestima e fortalecem competências socioemocionais relevantes para diversas conquistas ao longo da vida. Saiba mais.