Itaperuna e Regiao

14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura tem programação intensa neste sábado – Notícias de Itaperuna e Região

O 14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura, promovido pelo Polo Gastronômico de Macaé e apoiado pela Prefeitura, em quatro quarteirões da orla da Praia dos Cavaleiros, tem uma programação especial para este sábado (6). A Cozinha Show estará aberta, das 12h às 21h, apresentado aulas de grandes chefs convidados. Às 15h, será o show do grupo Amigos do Bico, que homenageará os 43 anos do Bar Bico da Coruja. Às 17h30, a Orquestra da Emart se apresenta. A partir das 22h, O DJ Da Lua agitará a pista 1. Da Lua está em seu terceiro álbum, ‘Insolente’, com participações de Fernanda Takai, Marcelo D2, Larissa Luz, entre outros. O festival irá até domingo (7).
Um repertório de Música Popular Brasileira será interpretado pelos cantores Luiza Moreira, Lita Lopes, Paulo Nolasco e Fabio Horácio, e pelos instrumentistas Mauricio (violão 7 cordas), Raulinson (cavaquinho), Diego Barros (pandeiro), Diorninho (surdo), Gustavo (clarinete), Júnior Reizinho (bandolim) e Wallace (Tumbadora). O show, a partir das 15h, no Palco Bico da Coruja, será uma saudação à cultura de botequim de Macaé. ‘Odeon’, ‘O Show tem que continuar’, ‘Clube do Samba’ e ‘Lucidez’ estão entre as selecionadas. No Palco da Cultura, às 17h30, a Orquestra da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) também promete emocionar a plateia. O show de Zé Rangel Quarteto Bossa e Jazz, no Palco Bico da Coruja, será das 19h30 às 21h.
Também haverá apresentações de dança neste sábado. Das 14h às 14h30, Âmbar + Ana Botafogo; das 15h30 às 16h, La Danza Grupo Cultural, com Flávia Rocha, em Variação Dying Swan (Ballet Clássico), Isabelly Crespo, com a coreografia “Skye” (Solo Ballet Clássico Livre Infantil) e Carla Richele, com a coreografia “Next to you” (Solo livre) .
A abertura do sábado, na Cozinha Show, será com a aula, às 12h, de Joabe Dutra e Patrick Paes, do Coffee Club Colheita Caparaó, de Macaé. Ele explanará sobre café especial. Às 14h, a chef do Pescados na Brasa/Rio, Adriana Veloso, demonstrará sua receita de Tacacá. Ela nasceu no Maranhão, cresceu em Belém, Pará, e se dedica a pratos clássicos da região Norte. Às 16h, o consultor pizzaiolo da Vicolli, de Macaé, Jaqueson Dischoff apresentará a massa de fermentação natural e contará a história da pizza napolitana. Patrícia Petersen, da Casa 30, de Macaé, fechará a tarde, às 17h, com a aula-show ‘Processo de produção de chocolate bean to bar”.
À noite, na Cozinha Show, terá a demonstração do hamburguer Tuna Melt, às 18h, pelo chef Rafael Cavalieri, do TT Burger e Marola. Às 20h, o sócio e head chef do Koral, em Ipanema, Pedro Coronha apresentará o seu Brioche com tartar de peixe, pesto de tomate assado e stracciatella. O Koral figurou no ranking dos 100 melhores restaurantes do país da revista Exame e venceu a categoria de Melhor Sobremesa do prêmio Comer & Beber, da Veja Rio. Pedro Coronha foi eleito chef Revelação pelo Comer & Beber (2021) e pelo Rio Show de Gastronomia, do jornal O Globo (2022).
A energia do evento vem, além dos pratos especialmente criados para esta edição, de duas pistas de DJs. A Pista 1, das 12h às 15h30, estará com Isaac Varzim; das 15h30 às 19h, com Bibi Grácio; das 19h às 22h, com Luíza Aguiar e, das 22h a 01h, com Da Lua. Na Pista 2, o som, das 12h às 15h30h, será de Luíza Aguiar; das 15h30 às 19h, Costa Atlântica Sound System; das 19h às 22h, de Lu Simor e, das 22h às 01h, de Rodrigo S.

Chefs consagrados na Cozinha Show e público surpreendente nos pavilhões
A cada ano, o público supera as expectativas dos organizadores do festival, que têm buscado se programar para este crescimento.

“Esta edição está mais estruturada para a quantidade de pessoas que vêm. A decoração está bem lúdica, retratando a história. Muito legal. Estou saboreando um vinho da Tratoria do Nutte que também está muito bom”, avaliou a visitante Carine Salvador.

Na Cozinha Show, os chefs Mari Rezende, do Bar da Frente, na Praça da Bandeira e em Copacabana (eleito o Melhor Bar do Rio no prêmio Rio Gastronomia 2025) e Toninho, do Bar do Momo, na Tijuca (consagrado Patrimônio Cultural Carioca, em 2022, e vencedor por seis vezes seguidas do prêmio Água na Boca Tijuca do Jornal O Globo) prepararam uma polenta com ‘Carne de Vó’ do Bar do Djalma, de Macaé. A receita de peito bovino desfiado é do chef Hugo Dias, que herdou o bar, em Córrego da Pedra, do sogro.

“Eu já era fã do evento e, agora, aqui, fiquei mais fã. Como está bonito! Estão de parabéns”, elogiou Toninho Momo.
“Valorizem. Um evento com esta organização e variedade é difícil de encontrar. É a minha primeira vez aqui também. Estou muito impressionada com a qualidade do festival”, corroborou Mari Rezende.
“A polenta está uma delícia! É a primeira vez que eu como polenta e é uma boa primeira vez!”, disse Miguel Pinheiro, 9 anos, frequentador das aulas-show.
“A carne de panela está maravilhosa. Sou apaixonada por este evento e todo ano venho”, frisou a moradora de Macaé há 40 anos, Vanessa Santos.

A ‘Tortilha de mandioca com torresmo e limão’ do chef Henrique Gilberto, da Cozinha Tupis, no Mercado Novo de Belo Horizonte/MG, fez igual sucesso.

“Nosso grupo se chama Viela, porque nosso principal trabalho é ressignificar lugares esquecidos. Temos três restaurantes – dois deles com os nomes das vielas onde estão – em locais que foram reocupados com o que a gente acredita ser o vetor de maior transformação social e democrática, a alimentação com a boemia, a partir da gastronomia. A Cozinha Tupis está na rua Tupis. Hoje vou fazer um prato que representa mais Minas Gerais do que as próprias minas, o torresmo”, disse Henrique.

Tanto a mineira de Conselheiro Lafaiete, Carla Gama, quanto a plateia aprovaram.

“Delicioso este torresmo! Crocante e macio. Quando ele abriu a porta do forno, parecia o cheirinho da casa da minha mãe. A geleia de limão também lembrou muito da minha terra”, ressaltou.

Nos pavilhões, o movimento foi intenso.

“Desenvolvemos uma carta voltada para a cultura popular, com a cachaça Sete Engenhos, que é nosso patrimônio. O drink que sai mais é o Jorge Amado, uma bebida à base do licor Gabriela Cravo e Canela, Maracujá, limão, gelo e amor, com uma canela queimada por cima. Muito movimento! Muito bom”, disse Pedro Barros, embaixador da Cachaça Sete Engenho e bartender do restaurante convidado do Polo Gastronômico, Rádio Boire.

Os patrocinadores do 14º Festival Macaé Gastronomia e Cultura são: Viana Offshore (master), Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Brascabo Products & Services. O projeto recebe apoio cultural da Oscip Usina de Fomento Cultural e a produção cultural é de Beto Brandão Eventos. Há três edições do evento, alunos e ex-alunos do Instituto Gastronômico das Américas (IGA) de Macaé colaboram para as aulas-show. A Cozinha Show utiliza equipamentos de alta tecnologia da Rational e Alcalá por meio de parceria. Mais informações no Instagram @polomacae.

Programação de domingo (7)
Cozinha Show: às 12h, Marcelo Marani (consultor de bares e restaurantes, São Paulo/@marcelomaranioficial), com o tema ‘Do desafio ao resultado: estratégias para crescer em Macaé mesmo em cenários desafiadores’; às 13h, Honório Oliveira (Churrascaria Palace, Rio/@churrascariapalace) e Thiago Wigg (mestre cervejeiro, Macaé/@thiagowigg), com Arroz caldoso de cupim com milho e crocante de alho poró e harmonização cervejeira e, às 15h – Caio Soter (Pacato e Bar Pirex, Belo Horizonte-MG/@caiosoter), com a receita Canjiquinha do Quintal com bochecha de porco, picles de maxixe, castanha de pequi e PANCS.
Artística: das 15h às 17h, Zé Rangel Quinteto – Pelos Caminhos do Choro. Pista 1, das 12h às 15h30h, Costa Atlântica Sound System; das 15h30 às 19h, DJ Moah e, das 19h às 22h, DJ Chance da Silva. Na Pista 2, das 12h às 15h30h, DJ Jéssica; das 15h30 às 19h, Daniel Juca e, das 19h às 22h, Seletores Universais.
Cultural: das 15h às 16h, Circo da Matita, Palhaçaria do Sana (Secretaria Municipal de Cultura) e, das 18h às 18h30, Escola Jaime Arôxa Macaé, Demonstração de diversos estilos de danças a dois.

Thiago Reis
Estudante de jornalismo, atua sob supervisor Editor chefe. Cobre Itaperuna, interior do Rio, times do Rio.