As representantes de Macaé estão compartilhando práticas já desenvolvidas em nossas escolas. “Elas estarão na vanguarda do conhecimento, adquirindo ferramentas de ponta em cultura maker, design thinking e metodologias ativas para revolucionar ainda mais nossas salas de aula. Ao retornarem, trarão na bagagem um Plano de Ação Estratégico para ampliar e fortalecer as iniciativas STEAMH (Ciência, Tecnologia, Arte, Matemática e Humanidades”, comentou Luemy.
Segundo a Secretaria de Educação, o “InovareAprender” reafirma seu compromisso em investir na qualificação de seus profissionais, garantindo que Macaé esteja alinhada às metas da PNED, promovendo inclusão digital, inovação pedagógica e educação pública de altíssima qualidade. Parabenizamos nossas professoras selecionadas, que são protagonistas na transformação do futuro dos nossos estudantes. O lema é “InovareAprender: Inovação, Tecnologia e Educação caminhando juntas”.
Durante os dias do encontro em São Paulo, os participantes têm acesso a oficinas práticas, painéis temáticos e palestras com especialistas nacionais e internacionais, abordando temas como inteligência artificial, STEAM & Inglês, cultura Maker, arte interativa e espaços escolares inovadores. Um dos destaques do evento será a elaboração de Planos de Ação por estado, com propostas concretas de implementação da abordagem STEAM nas escolas públicas. Esses planos são apresentados a uma banca avaliadora no último dia do encontro, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento da rede nacional de educadores STEAM. Entre os palestrantes confirmados estão: Dra. Roseli de Deus Lopes (professora da Poli-USP), Jeremy Tarbutton (English Language Fellow, SEDUC-CE), Dr. David Delaine (professor da Florida International University) e Dra. Rachel Lotan (professora Emérita Stanford University).
“Essa conquista representa um salto extraordinário para a educação de Macaé e fortalece nosso compromisso com a implementação da Política Nacional de Educação Digital (PNED – Lei 14.533/2023), que estabelece diretrizes para integrar ciência, tecnologia e inovação às práticas pedagógicas em todo o país. Nossas representantes compartilharão práticas já desenvolvidas em nossas escolas e estarão na vanguarda do conhecimento, adquirindo ferramentas de ponta em cultura maker, design thinking e metodologias ativas para revolucionar ainda mais nossas salas de aula”, elencou a coordenadora Luemy Ávila.
Ela informou ainda que “ao retornarem, trarão um Plano de Ação Estratégico para ampliar e fortalecer as iniciativas STEAMH (Ciência, Tecnologia, Arte, Matemática e Humanidades) nas escolas municipais, além de acesso a uma rede nacional de educadores e à possibilidade de captar recursos através de um edital de financiamento (Small Grants) e certificação internacional e novas ideias para potencializar o ensino de robótica, ciências e tecnologia”.
A Secretaria de Educação, por meio do “InovareAprender” reafirma seu compromisso em investir na qualificação de seus profissionais, garantindo que Macaé esteja alinhada às metas da Política Nacional de Educação Digital (PNED), promovendo inclusão digital, inovação pedagógica e educação pública de altíssima qualidade.