Com foco na formação das lideranças da rede municipal de saúde, visando oferecer um atendimento qualificado, humanizado e eficaz, a Secretaria de Saúde de Macaé iniciou, na manhã desta quarta-feira (27), o Workshop de Liderança – Gestores que Transformam: Liderança Estratégica em Saúde Pública. O evento segue até às 17h, no auditório da Universidade Estácio de Sá.
Durante a solenidade de abertura, o vice-prefeito, Fabiano Paschoal, destacou a importância da gestão pública, que acima de tudo, se dedica a cuidar de vidas, e nesse contexto que o trabalho dos profissionais da saúde se destacam.
“A Atenção Primária, por exemplo, ao resolver questões de saúde de forma eficiente, evita que muitos casos possam se agravar a ponto de necessitar de intervenções mais complexas. A saúde, afinal, representa a vida em si, muito mais do que meros números”, pontuou.
O vice-prefeito destacou o papel da rede pública na garantia de uma saúde de qualidade.
“Eventos como esee visam aprimorar a qualidade da saúde pública, buscando avanços e excelência. A gestão pública é a ferramenta essencial para alcançar esse objetivo. Nosso propósito é proporcionar uma saúde humanizada e eficaz, beneficiando a população. Estamos presentes em vários bairros e localidades para atender às necessidades da comunidade e garantir o acesso a serviços de saúde de qualidade”, frisou.
O secretário de Saúde, Lucas Dias, reforçou o quanto a qualificação é fundamental para a melhoria do atendimento.
“O conhecimento é a ferramenta fundamental para que possamos oferecer um atendimento qualificado, humanizado e eficaz. Este encontro representa, no âmbito da política de saúde pública, o compromisso da gestão municipal em fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorar nossos serviços e prestar um atendimento cada vez melhor à população. Este é o nosso compromisso e demonstra nosso respeito pela vida dos cidadãos macaenses”, disse, acrescentando que outros eventos de qualificação estão sendo organizados.
Organizadora do evento e secretária executiva de Atenção Básica, Simone Sales, lembrou que a ideia do workshop surgiu da identificação de algumas necessidades e demandas do dia a dia. O formato do curso foi planejado para ser um treinamento prático, com atividades que complementam a teoria.
“Ao estudar sobre gestão, aprendemos sobre os três níveis de liderança: estratégico, tático e operacional, e as responsabilidades inerentes a cada um. É necessário definir o papel de cada membro da equipe, uma vez que as funções, frequentemente, se misturavam e geravam confusão. A clareza sobre o nível de gestão e a quem reportar é fundamental. Assim nasceu a proposta desse workshop, que se diferencia de uma palestra tradicional. Optamos por um formato interativo, onde todos terão a oportunidade de vivenciar tanto a teoria quanto a prática”, definiu.
O Workshop de Liderança – Gestores que Transformam: Liderança Estratégica em Saúde Pública foi dividido em blocos abordando temas como: Gerenciar, Coordenar ou Liderar?; Mentalidade do Líder Estratégico no SUS, abordando a hierarquia estratégica, tática e operacional, bem como a construção de uma cultura de resultados; Gestão de Pessoas e Equipes de Alta Performance, com foco em motivação, feedback, resolução de conflitos e comunicação não violenta; Como desenvolver uma liderança que impacta, incluindo decisões estratégicas, construção de cultura e as seis leis da autorresponsabilidade; e para finalizar a Construção do Plano de Ação do Gestor, com aplicação prática imediata dos conhecimentos.